Autores: Francisco de Assis Nascimento Jr (Instituto de Física da USP/Programa de Pós Graduação Interunidades em Ensino de Ciências), Luis Paulo Piassi (Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH/USP)) Palavras-chave: histórias em quadrinhos, ficção científica, ensino de astronomia, atividades de leitura Instruir o aluno com o que a cultura humana produz, para que possa realizar projetos e vencer desafios é uma das exigências para a formação de cidadãos plenos e conscientes. Através do exercício da leitura, permite-se que o aluno desdobre de maneira informal suas concepções de mundo. A leitura de revistas em quadrinhos de ficção científica desempenha hoje um papel de relevância na educação não-formal de seus leitores, sendo parcialmente responsável pelo desenvolvimento de uma cultura particular, capaz de promover a popularização das ciências e a construção da cidadania. Neste trabalho propomos uma discussão a respeito de como a veiculação de elementos da Astronomia nas publicações de histórias em quadrinhos de ficção científica pode contribuir para sua melhor compreensão no ambiente escolar. Como resultado, evidenciamos a importância de serem desenvolvidas atividades em sala de aula que se mostrem capazes de dialogar com as informações adquiridas pelo aluno em ambiente extra-classe, resgatando-as de modo a complementá-las conceitualmente da forma correta. Arquivo do Trabalho:
II SNEA – Atas – Comunicações em painéis
UM LUGAR PARA AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DE FICÇÃO CIENTÍFICA NAS AULAS DE ASTRONOMIA (CP19)