II SNEA – Atas – Comunicações em painéis

PROJETO NOITES ASTRONÔMICAS (CP50)

Autores:

Matheus Segalla Frare (Universidade Estadual de Ponta Grossa/Departamento de Biologia/) , Rodolfo Thiago Ferreira (Universidade Estadual de Ponta Grossa/Departamento de Química/) , Camila Neves (Universidade Estadual de Ponta Grossa/Departamento de Física/), Herberth William Mayer (Universidade Estadual de Ponta Grossa/Departamento de Biologia/) , Fernanda Haracemiv (Universidade Estadual de Ponta Grossa/Departamento de Biologia/) , Anderson Luiz Arcoverde (Universidade Estadual de Ponta Grossa/Departamento de Física/) , Marcelo Emílio (Universidade Estadual de Ponta Grossa/Departamento de Geografia/)

Palavras-chave:

Astronomia; Divulgação Científica; Educação

As principais soluções para a deficiência praticamente histórica da Astronomia no Brasil como ciência básica e de contato necessário aos alunos encontram-se justamente na natureza desta ampla disciplina. Poucas ciências contam com tão grande apelo popular quanto a Astronomia, que desperta uma curiosidade nata, mas pouco saciada ou contemplada pelo atual sistema de ensino. Esta realidade, aliada à realização de que a Astronomia pode constituir uma ferramenta formidável de familiarização com o raciocínio científico, justifica a necessidade e a utilidade da criação de projetos para a implementação de extensas estratégias de educação em Astronomia. Diante desta filosofia, o Observatório Astronômico da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) engajou-se na criação do projeto Noites Astronômicas, uma medida de fomento científico e educacional atuante na região dos Campos Gerais, no estado do Paraná, desde 2002. O projeto conta com a realização semanal de palestras sobre astronomia, bem como observações noturnas com telescópios robóticos, e atende os cidadãos paranaenses e estudantes de todas as modalidades e níveis de ensino. O progressivo crescimento no público atendido a cada ano foi o suficiente para sugerir a criação de outros projetos adicionais que, junto ao Noites Astronômicas, têm sido bem recebidos pelos alunos, professores, e a comunidade em geral.

Arquivo do Trabalho:

application/pdf iconSNEA2012_TCP50.pdf