Autores: Juliana Romanzini (Universidade Estadual de Londrina/Planetário de Londrina), Irinéa de Lourdes Batista (Universidade Estadual de Londrina/Departamento de Física) Palavras-chave: Planetário; Sessão de Cúpula; Ensino; Análise Textual Discursiva Os Planetários são espaços de ensino e divulgação da Astronomia e ciências afins, onde se pode representar de maneira fidedigna a esfera celeste e diversos fenômenos astronômicos. Uma das principais atividades realizadas nos Planetários são as sessões de cúpula, que se constituem de apresentações que abordam conceitos diversos, utilizando-se para isso um projetor de estrelas e diversos equipamentos auxiliares, que criam momentos imersivos em que o público se sente parte do ambiente simulado. Nesse trabalho discutimos a estruturação de uma sessão de cúpula voltada para o ensino de conceitos físicos a alunos do ensino médio, bem como a avaliação da mesma, explicitando as formas de realizá-la e as contribuições apresentadas pelos alunos para o aprimoramento dessa atividade. Procuramos apresentar uma discussão sobre o potencial pedagógico que um Planetário pode oferecer para o ensino de conceitos científicos e as formas de avaliação de uma sessão de cúpula, de forma a descrever uma metodologia apropriada para a elaboração de tais atividades, o que irá contribuir para o aprimoramento e capacitação de profissionais que atuam em ambientes de Planetário. Arquivo do Trabalho:
II SNEA – Atas – Comunicações em painéis
CONSTRUÇÃO DE UMA SESSÃO DE CÚPULA E AVALIAÇÃO DA MESMA POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO (CP51)