Autores: Virgínia Mello Alves (Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Física), Paulo Roberto Krebs (Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Física) Palavras-chave: Ensino de Astronomia; Pesquisa-ação; Educação Continuada Apresentamos os resultados preliminares de um trabalho de ensino-pesquisa-extensão desenvolvido com professores de séries iniciais, geografia, ciências e física que visa a conscientização da importância da inserção de conteúdos de astronomia no ensino formal dessas disciplinas. Unindo esforços de programas de formação continuada em astronomia de níveis internacional (Galileu Teacher Training Program), nacional (Encontro Regional de Ensino de Astronomia) e estadual (Observatório Educativo Itinerante), iniciamos um trabalho de pesquisa-ação junto com professores da Educação Básica que busca instrumentalizá-los para o ensino de astronomia, tanto em conteúdo como em alternativas didáticas, numa perspectiva de busca de transformação do ensino em torno de práticas concretas. A partir desse evento, iniciou-se o trabalho coletivo, inicialmente em torno de um projeto de observação conjunta de solstícios e equinócios, no qual os diferentes professores executam e avaliam os resultados dessa atividade no context de suas práticas didáticas. A consolidação desse grupo de professores constitui-se em fase essencial para desenvolver as potencialidades de cada um deles sem preocupações de generalização, e sim de transformação de cada realidade em particular.
II SNEA – Atas – Comunicações em painéis
UMA PESQUISA-AÇÃO RELACIONADA À FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ASTRONOMIA E A INSERÇÃO DE CONTEÚDOS DE ASTRONOMIA NA REGIÃO DE PELOTAS (CP41)