Autores: Mariana Ferreira de Deus (Universidade Federal de Uberlândia/Faculdade de Educação), Marcos Daniel Longhini (Universidade Federal de Uberlândia/Faculdade de Educação) Palavras-chave: Contação de história; História Problematizadora; Ensino de Astronomia; Ensino Fundamental O presente estudo tem o objetivo de investigar que conhecimentos sobre o movimento aparente do Sol e da Lua, estudantes do 2° ano do Ensino Fundamental revelam possuir e em que aspecto eles são modificados, a partir de contações de histórias problematizadoras a respeito destes dois temas. As histórias problematizadoras são textos pequenos, que trazem em sua estrutura uma situação fictícia, vivida por personagens também fictícios, que conduzem o leitor (o aluno) a buscar uma solução para o problema. Ela é encontrada a partir da discussão em grupo e da observação do céu. Esta pesquisa, ainda em fase de desenvolvimento, tem como dados respostas dos estudantes oriundas de uma entrevista inicial, da qual procuramos conhecer o que os participantes já sabem sobre os temas em estudo, e de uma entrevista ao final do trabalho, de forma a contemplarmos parte de nosso objetivo, ou seja, conhecer em que aspectos seus conhecimentos são modificados a partir do trabalho com as contações de histórias problematizadoras. Arquivo do Trabalho:
II SNEA – Atas – Comunicações em painéis
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PROBLEMATIZADORAS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA A CRIANÇAS DOS PRIMEIROS ANOS DE ENSINO FUNDAMENTAL (CP38)