Autores: Josiane Antunes da Silva (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo/ campus São Paulo/ Licenciatura em Física), Marcelo Porto Allen (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo/ campus São Paulo / Coordenadoria de Ciências Naturais e suas Tecnologias) Palavras-chave: sequência didática; astronomia; ensino médio; física Apresentamos um roteiro para professores de Ensino Médio, que propõe trabalhar conjuntamente temas de Física e Astronomia; neste caso, o conceito de ressonância é associado aos asteróides do Cinturão Principal, que mostram órbitas onde há poucos ou nenhum asteróide presentes (lacunas de Kirkwood), causadas pela influência gravitacional de Júpiter. Argumentamos que a integração entre temáticas de Astronomia e Física oferece possibilidades interessantes para o planejamento dos cursos de Física no Ensino Médio. Arquivo do Trabalho:
II SNEA – Atas – Comunicações em painéis
UM ROTEIRO PARA TRABALHAR CONJUNTAMENTE ASTRONOMIA E FÍSICA NO ENSINO MÉDIO (CP8)