Autores: Luiz E. C. Cardoso (E. E. Dr. Pedro Mascarenhas), Mônica O. Campos (E. E. Dr. Pedro Mascarenhas), (Faculdade de Educação e Artes – UNIVAP), Eduardo C. Branco (Faculdade de Educação e Artes – UNIVAP), Enoque B. Silva (Faculdade de Educação e Artes – UNIVAP), Francisco C. R. Fernandes (Faculdade de Educação e Artes – UNIVAP) Palavras-chave: PIBID, Física, Astronomia, questionário-diagnóstico Um questionário-diagnóstico contendo 16 questões sobre conceitos básicos de Astronomia e sua inter-relação com a disciplina de Física foi aplicado a 201 alunos do Ensino Médio das duas escolas estaduais de São José dos Campos, SP parceiras no subprojeto de Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID da UNIVAP. O principal objetivo da aplicação do questionário foi avaliar a percepção dos alunos sobre tais conceitos, como parte da estratégia de implantação das atividades programadas no programa, iniciadas em 2011. O subprojeto intitulado “O Ensino de Física contextualizado pela Astronomia” visa contribuir para a formação de futuros docentes por meio da vivência com propostas metodológicas inovadoras. As respostas fornecidas pelos alunos foram tabuladas e interpretadas e apontam para um distanciamento da experimentação e da prática no ensino de Física e Astronomia praticado na educação pública. Os resultados obtidos a partir da tabulação das respostas dos alunos são apresentados e discutidos neste trabalho. Arquivo do Trabalho:
II SNEA – Atas – Comunicações em painéis
PRÉ-CONCEPÇÕES SOBRE ASTRONOMIA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP PARCEIRAS NO PROJETO PIBID-FÍSICA DA UNIVAP (CP24)