II SNEA – Atas – Comunicações em painéis

A IMPORTÂNCIA DO TELESCÓPIO COMO ELEMENTO MOTIVACIONAL PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA (CP34)

Autores:

Edson Dalla Vecchia (Colégio São Mauro), Rogério Pazetti (Faculdade de Medicina da USP), Aline Ana Sousa Liu (Colégio São Mauro e Instituto de Física da USP), Koji Kawashita (Instituto de Geociências da USP)

Palavras-chave:

astronomia; telescópio; ensino

Os conteúdos de astronomia na educação básica são sugeridos pelos órgãos oficiais de educação, mas aparecem, em geral, de modo muito difuso nas disciplinas de ciências, física e geografia. Assim, o ensino nessa área não é uma prática comum, e os alunos não se sentem motivados a conhecer melhor a astronomia. Cientes do problema que essa lacuna no conhecimento pode acarretar para a formação completa do aluno, passamos a desenvolver diversas atividades sobre astronomia em um colégio da rede particular de ensino na capital paulista, como palestras, participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA, observação remota pelo telescópio Argus do IAG/USP, culminando com a compra de dois potentes telescópios com verba do CNPq. Ao longo dos anos, notamos diferentes graus de interesse dos alunos, de acordo com o tipo de atividade desenvolvida. Com base nessa experiência, levantamos a hipótese de que o telescópio tem papel fundamental na motivação dos alunos ao estudo da astronomia. Para testar essa hipótese elaboramos e aplicamos um questionário aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio do Colégio São Mauro. Dos entrevistados, 27% disseram que o interesse pela astronomia aumentou muito com a participação na OBA, 32% com a observação remota pelo Argus, 41% com a participação em palestras, e 60% depois que o Colégio adquiriu os telescópios. O interesse em participar de observações noturnas com os telescópios é ainda maior e os alunos estariam mesmo dispostos a fazer um curso específico de astronomia para manusear os telescópios. Esses dados, mesmo em uma amostra limitada, corroboram nossa hipótese de que o telescópio tem um papel chave como elemento motivacional para o processo de ensino e aprendizagem da astronomia.

Arquivo do Trabalho:

application/pdf iconSNEA2012_TCP34.pdf