II SNEA – Atas – Comunicações em painéis

ENSINO DE ASTRONOMIA ATRAVÉS DO LÚDICO (CP15)

Autores:

Katia Regina Varela Roa (E.E. PROF° MARIO MANOEL DANTAS DE AQUINO), Rui Manoel de Bastos Vieira (Instituto de Física-Universidade de São Paulo)

Palavras-chave:

lúdico; ensino; jogo; Vygotsky

No presente trabalho apresentamos a proposta de um jogo de percurso, pautado na teoria sócio histórica de Vygotsky (2001), e direcionado para estudantes do ensino médio que aborda conceitos de Astronomia com destaque o Sistema Solar. Acreditamos que a principal contribuição do uso de jogos para o ensino está em motivar os estudantes com a intenção de potencializar as interações sociais entre os estudantes e o professor para o aprendizado de conceitos de Astronomia. Dessa forma, a estratégia adotada propõe o uso de diferentes formas de expressão objetivando o envolvimento de todos os educandos. Os desafios presentes no jogo estão divididos em quatro categorias: situação-problema envolvendo raciocínio lógico, questões de memorização, mímica como resposta para perguntas e realização de tarefas. Portanto, numa perspectiva sócia histórica, não consideramos o jogo somente uma brincadeira de entretenimento, mas uma ferramenta que promove o aprendizado da Astronomia por meio da motivação e do uso de diferentes linguagens. Contudo, o jogo pode preservar o prazer da brincadeira, o lúdico promove o aprendizado e o aprendizado promove o lúdico. A atividade foi aplicada em uma escola pública da rede estadual na disciplina de Física e notamos que promoveu uma aula dinâmica com os alunos participativos demonstrando motivação em discutir temas relacionados a conteúdos de Astronomia do cotidiano tais como: as fases da Lua, as estações do ano, a duração do dia entre outros.

Arquivo do Trabalho:

application/pdf iconSNEA2012_TCP15.pdf