O CASO PLUTÃO E A NATUREZA DA CIÊNCIA: UMA PROPOSTA DE ENSINO BASEADA NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS (CO1) INVESTIGANDO ASPECTOS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL SOBRE A POLUIÇÃO LUMINOSA NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM TEMÁTICA (CO2) AS OBSERVAÇÕES ASTRONÔMICAS DE GALILEU NAS ABORDAGENS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA: ASPECTOS DA NATUREZA DA CIÊNCIA (CO3) HISTÓRIA PROBLEMATIZADORA: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA (CO4) A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS: UMA POSSIBILIDADE PARA O PLANEJAMENTO DIDÁTICO NO ENSINO DE ASTRONOMIA (CO5) CURSOS MODULARES DE EXTENSÃO EM ASTRONOMIA: CONCEPÇÕES DOS ALUNOS (CO6) ASTRONOMIA: CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (CO7) REPRESENTAÇÕES E MODELOS MENTAIS APRESENTADOS POR ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO COM RELAÇÃO AOS CONCEITOS DE SOLSTÍCIOS E EQUINÓCIOS (CO8) UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA BASEADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA (CO9) UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE AS FASES DA LUA (CO10) CONCEITOS DE ASTRONOMIA NA SÉRIE LUCKY STARR DE ISAAC ASIMOV (CO11) FASES DA LUA: UMA APROXIMAÇÃO DO SISTEMA DE CONCEITOS (VYGOTSKY) COM O SISTEMA DE ATIVIDADE (LEONTIEV) (CO12) ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA A DISTÂNCIA (CO13) ENSINO DE ASTRONOMIA PARA SURDOS NAS SÉRIES INICIAIS: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES NO ESPAÇO ESCOLAR (CO14) AS ESTAÇÕES DO ANO NAS LOCALIDADES TROPICAIS FOCANDO SALVADOR BAHIA (CO15) AS AVENTURAS CÓSMICAS E CÔMICAS DE QWFWQ: A RELAÇÃO ENTRE O HUMOR E A ASTRONOMIA E SEU USO DIDÁTICO (CO16) “ASTRONOMIA CULTURAL” EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA APROVADOS NO PNLEM 2012 (CO17) ADAPTAÇÃO E ENCENAÇÃO DA ATIVIDADE BIG BANG BRASIL: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA PARA LEVAR A HISTÓRIA DA COSMOLOGIA ÀS ESCOLAS (CO18) O ROCK NO ENSINO DE ASTRONOMIA: SEMIÓTICA E PERSPECTIVAS CULTURAIS NO USO DE CANÇÕES (CO19) MITOS DE CRIAÇÃO: MODELOS COSMOGÔNICOS DE DIFERENTES POVOS E SUAS SEMELHANÇAS (CO20) IMPORTÂNCIA E JUSTIFICATIVAS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA: UM OLHAR PARA AS PESQUISAS DA ÁREA (CO21) TEMAS E CONTEÚDOS ABORDADOS EM TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA NO BRASIL (CO22) DISCIPLINAS DE ASTRONOMIA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS (CO23) PLANEJANDO A EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA: RECOMENDAÇÕES DE PESQUISADORES DA ÁREA (CO24) À PROCURA DE CARACTERÍSTICAS DE AÇÕES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA (CO25) OS OBJETIVOS DOS PROFESSORES QUE REALIZAM VISITAS ESCOLARES EM UM OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO (CO26) ENSINO DE ASTRONOMIA: UMA SALA DE AULA A CÉU ABERTO (CO27) UTILIZAÇÃO DE SISTEMA DE QUESTIONÁRIO ON-LINE COMO FERRAMENTA PARA INTERAÇÃO COM O PÚBLICO E AVALIAÇÃO DE SESSÕES DO PLANETÁRIO DE VITÓRIA: RESULTADOS E PERSPECTIVAS (CO28) A ELABORAÇÃO DE UM CURSO DE ASTRONOMIA À DISTÂNCIA PARA PROFESSORES DA ESCOLA BÁSICA (CO29) ISAAC E ALBERT PERDIDOS NO ESPAÇO: UM TEXTO FICCIONAL PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE ASTRONOMIA EM UM CURSO UNIVERSITÁRIO DE MECÂNICA BÁSICA (CO30)
II SNEA – Atas – Comunicações Orais
Vanessa Nóbrega de Albuquerque (Mestranda em Ensino de Ciências da Pós-Graduação Interunidades da USP), Cristina Leite (Universidade de São Paulo/Instituto de Física)
Fabiana Andrade de Oliveira (UFMS / CCET), Rodolfo Langhi (UFMS / CCET / Pós Graduação em Ensino de Ciências)
Maria Amélia Monteiro (Departamento de Física da UEPB), Roberto Nardi (Departamento de Educação da UNESP – Bauru)
Hanny Angeles Gomide (Universidade Federal de Uberlândia/ Programa de Pós-Graduação em Educação), Marcos Daniel Longhini (Universidade Federal de Uberlândia/ Faculdade de Educação)
Aline Tiara Mota (Universidade Federal de Itajubá/Mestranda em Ensino de Ciências/), Mikael Frank Rezende Júnior (Universidade Federal de Itajubá /Departamento de Física e Química/)
Elise Cândida Dente (Centro Universitário UNIVATES/ Projeto de extensão em Astronomia), Sônia Elisa Marchi Gonzatti (Centro Universitário UNIVATES/ Projeto de extensão em Astronomia), Eliana Fernandes Borragini (Centro Universitário UNIVATES/ Projeto de extensão em Astronomia)
Roberta Nazareth de Proença (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – curso de Licenciatura em Física), Ariane Braga de Oliveira (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – curso de Licenciatura em Física), Alberto Luís Dario Moreau (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – curso de Licenciatura em Física)
Paulo Henrique Azevedo Sobreira (Planetário da Universidade Federal de Goiás), Juan Bernardino Marques Barrio (Planetário da Universidade Federal de Goiás), Fernando Roberto Jayme Alves (Instituto de Estudos Socioambientais – UFG) , Heitor Silva Sabota (Instituto de Estudos Socioambientais – UFG)
Nedir Soares (Escola Estadual João Feliciano), Verónica Marcela Guridi (Universidade de São Paulo/Escola de Artes, Ciências e Humanidades)
Bruno de Andrade Martins (UFMS/ CCET/ Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Apoio: CAPES- REUNI), Rodolfo Langhi (UFMS / CCET / Pós Graduação em Ensino de Ciências. Apoio: Programa de fomento do PTI C&T/FPTI-BR)
Rosana Marques de Souza (Universidade de São Paulo/Escola de Artes, Ciências e Humanidades), Luís Paulo Piassi (Universidade de São Paulo/Escola de Artes, Ciências e Humanidades)
Leonardo Lago (Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências – Instituto de Física – Universidade de São Paulo), Cristiano Mattos (Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências – Instituto de Física – Universidade de São Paulo)
Maria de Fátima Oliveira Saraiva (Instituto de Física da UFRGS), Alexei Machado Müller (Instituto de Física da UFRGS), Eliane Angela Veit (Instituto de Física da UFRGS)
Fábio de Souza Alves (Fundação Centro de Estudos do Universo – CEU), Denis Eduardo Peixoto (PECIM UNICAMP /Mestrando, Programa Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) Eliza Marcia Oliveira Lippe (FE UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas)
Luiz Sampaio (União Metropolitana de Educação e Cultura/Salvador/Ciências Contábeis), Athayde Junior (Fundação Visconde de Cairu/CEPPEV)
João Eduardo Fernandes Ramos (Universidade de São Paulo/Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências), Luís Paulo Piassi (Escola de Artes Ciências e Humanidades da USP)
Marta de Souza Rodrigues (Mestranda da Universidade de São Paulo/Instituto de Física), Cristina Leite (Universidade de São Paulo/Instituto de Física)
Tiago Nadim Ginebro (Universidade Federal de São Carlos/Departamento de Física), Paulo Sergio Bretones (Universidade Federal de São Carlos/Departamento de Metodologia de Ensino)
Emerson Ferreira Gomes (Universidade de São Paulo/Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências) , Luís Paulo de Carvalho Piassi (Universidade de São Paulo /Escola de Artes, Ciências e Humanidades)
Kellen N. Skolimoski (Universidade de São Paulo/ Instituto de física), João Zanetic (Universidade de São Paulo/ Instituto de física)
Daniel Rutkowski Soler (Mestrando do Programa Interunidades em Ensino de Ciências da USP), Cristina Leite (Instituto de Física da USP)
Paulo Sergio Bretones (Universidade Federal de São Carlos/Departamento de Metodologia de Ensino), Gabriela Brito Ortelan (Universidade Federal de São Carlos)
Artur Justiniano (Universidade Federal de Alfenas/ICEx), Daniel dos Reis Germinaro (Universidade Federal de Alfenas/ICEx), Thiago Henrique Reis (Universidade Federal de Alfenas/ICEx), Sílvia Daiane Cândito (Universidade Federal de Alfenas/ICEx)
Gustavo Iachel(UEL / Docente do departamento de Física, Centro de Ciências Exatas), Roberto Nardi (UNESP / Docente do Departamento de Educação e do PPG em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciências, Bauru)
Rodolfo Langhi (UFMS / CCET / Pós Graduação em Ensino de Ciências. Apoio: Programa de fomento do PTI C&T/FPTI-BR), Valdiney R. Pedrozo Junior (UFMS / CCET / Bacharelado em Física), Keissy C. O. Martins (UFMS / CCET / Licenciatura em Física)
Fernando Roberto da Costa Linhares (UFMG/FAE), Silvania Sousa do Nascimento (UFMG/FAE)
Tassiana Fernanda Genzini de Carvalho (Universidade de São Paulo/Pós Graduação Interunidades em Ensino de Ciências), Jesuína Lopes de Almeida Pacca (Universidade de São Paulo/Instituto de Física)
Fabiano Cipreste de Vargas (Planetário de Vitória / CNPq (bolsista)), Leila Anunciata Estachiote Santos Talyuli (Planetário de Vitória / Prefeitura Municipal de Vitória), Luan Góes Rocha de Lima (Planetário de Vitória / Prefeitura Municipal de Vitória (bolsista)), Sérgio Mascarello Bisch (Planetário de Vitória / Universidade Federal do Espírito Santo) , Erika Milena de Souza (Planetário de Vitória / Prefeitura Municipal de Vitória), Luiz Claudio Pereira da Silva (Planetário de Vitória / CNPq (bolsista))
Anne L. Scarinci (USP), D. Falceta-Gonçalves (EACH, USP)
Luciano Adley Costa Castro (Instituto Federal Norte de Minas Gerais/IFNMG), (Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências/IFUSP)