II SNEA – Atas – Comunicações Orais

AS OBSERVAÇÕES ASTRONÔMICAS DE GALILEU NAS ABORDAGENS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA: ASPECTOS DA NATUREZA DA CIÊNCIA (CO3)

Autores:

Maria Amélia Monteiro (Departamento de Física da UEPB), Roberto Nardi (Departamento de Educação da UNESP – Bauru)

Palavras-chave:

Observações de Galileu, astronomia heliocêntrica, livros didáticos de física

O objetivo da presente pesquisa é analisar menções sobre as observações astronômicas realizadas por Galileu, nas mensagens de sete livros didáticos utilizados no nível médio da educação básica brasileira. Para respondermos nossas questões de pesquisa, nos fundamentamos em referenciais da história e da filosofia da ciência e da natureza da ciência No tocante aos procedimentos metodológicos, nos fundamentamos na análise de conteúdo. Constatamos que, via de regra, os livros didáticos analisados não associam as observações celestes realizadas por Galileu com o contexto da astronomia e da cosmologia do início do século XVII. Logo, desprezam a contribuição das interpretações das observações galileanas para o longo debate em torno da superação da visão de mundo aristotélica e, consequentemente, para a consolidação da Revolução Copernicana, construída ao longo de várias décadas. Estas constatações nos levam a proceder com alertas aos autores de livros didáticos, como aos avaliadores dos mencionados livros.

Arquivo do Trabalho:

application/pdf iconSNEA2012_TCO3.pdf