II SNEA – Atas – Comunicações Orais

HISTÓRIA PROBLEMATIZADORA: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA (CO4)

Autores:

Hanny Angeles Gomide (Universidade Federal de Uberlândia/ Programa de Pós-Graduação em Educação), Marcos Daniel Longhini (Universidade Federal de Uberlândia/ Faculdade de Educação)

Palavras-chave:

História Problematizadora; recurso didático; ensino de Astronomia.

Esta pesquisa objetiva investigar a viabilidade do emprego de “Histórias Problematizadoras” ou “HPs” como um recurso didático para o ensino de Astronomia. As HPs são textos curtos, de ficção, cujos personagens, conduzem o leitor a desvendar um problema. Sua solução é buscada a partir de atividades em grupo, as quais são fomentadas por materiais. Pautada nas características de um trabalho investigativo, as HPs buscam a participação ativa dos alunos, tendo o professor um papel de mediador do processo. Diante do exposto, esta pesquisa apresenta o seguinte questionamento: como a estratégia metodológica das histórias problematizadoras contribui para o ensino de Astronomia? Trabalhamos com a História Problematizadora intitulada: “Uma viagem luminosa às sombras”, cujo tema aborda a forma da Terra via estudo das sombras, com 28 alunos do 6o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Pautada numa abordagem qualitativa, utilizamos como instrumentos de análise, os escritos produzidos pelos alunos, as falas, gestos e expressões que foram gravados e, posteriormente, transcritos. Os resultados encontrados apontaram na direção de que a proposta desencadeou nos estudantes um envolvimento ativo, com interação entre os pares. No entanto, os discentes não questionaram a veracidade dos dados apresentados pela história, tentando reproduzi-los sem contestação. Consideramos a proposta de trabalho com a HP viável, apesar de percebemos a necessidade de adaptações, no sentido de acrescentar elementos contraditórios, requerendo, assim, uma tomada de posição do aluno frente ao problema proposto. Acreditamos que esta proposta venha a contribuir não apenas com o ensino de Astronomia, mas sendo passível de adaptações para outros conteúdos.

Arquivo do Trabalho:

application/pdf iconSNEA2012_TCO4.pdf