II SNEA – Atas – Comunicações Orais

ENSINO DE ASTRONOMIA PARA SURDOS NAS SÉRIES INICIAIS: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES NO ESPAÇO ESCOLAR (CO14)

Autores:

Fábio de Souza Alves (Fundação Centro de Estudos do Universo – CEU), Denis Eduardo Peixoto (PECIM UNICAMP /Mestrando, Programa Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) Eliza Marcia Oliveira Lippe (FE UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas)

Palavras-chave:

Ensino de Astronomia, Surdos, Surdez, LIBRAS

A presença de alunos surdos na sala de aula comum das escolas públicas e privadas no Brasil já é uma realidade. Após a regulamentação do Decreto Federal n0 5626/2005 notam-se avanços para o acesso e a inclusão dos alunos surdos nos ambientes educacionais consolidando lutas históricas da Comunidade Surda. O objetivo deste trabalho é fornecer aos professores das séries iniciais subsídios para o ensino de surdos sobre os conceitos de astronomia. Para tanto, apresentaremos neste trabalho, uma análise sobre o Decreto 5626/2005 e a atual legislação em vigor, que trata sobre a inclusão dos indivíduos surdos nos ambientes educacionais, faremos uma discussão sobre a interpretação e significado das concepções socioantropológica (surdez e surdo) e clinica médica (deficiência auditiva) muitas vezes, concebidas de forma idêntica pelos professores, discutiremos as relações e os papéis entre os docentes e os Tradutores e Interpretes da Língua Brasileira de Sinais (TILS) em sala de aula. A partir das Teorias da Aprendizagem de Vygostsky e da concepção sociointeracionista de Bakthin apresentaremos elementos teóricos para construção dos conceitos em astronomia, alguns sinais na LIBRAS sobre o conteúdo de astronomia e sugestões e estratégias de ensino que possam aproximar professores e (TILS) potencializando a aprendizagem do aluno surdo.

Arquivo do Trabalho:

application/pdf iconSNEA2012_TCO14.pdf