Autores: Rodolfo Langhi (UFMS / CCET / Pós Graduação em Ensino de Ciências. Apoio: Programa de fomento do PTI C&T/FPTI-BR), Valdiney R. Pedrozo Junior (UFMS / CCET / Bacharelado em Física) , Keissy C. O. Martins (UFMS / CCET / Licenciatura em Física) Palavras-chave: Educação em Astronomia, Relações comunidade científica/amadora/escolar, ação nacional Este artigo considera brevemente algumas das potencialidades, ainda pouco exploradas em nosso país, referentes às atividades desenvolvidas em âmbito nacional para o ensino de Astronomia. Defendemos um modelo de ação nacional que aborda aproximações possíveis entre as comunidades científica, amadora e profissional, seguindo um movimento de sentido contrário à dispersão e pulverização de esforços pontuais destes estabelecimentos e da realização de suas atividades embasadas no senso comum. Visando responder quais características devem ser levadas em conta para a elaboração de uma ação nacional voltada à Educação em Astronomia, apresentamos uma análise de conteúdo de uma amostra da produção nacional encontrada em artigos de periódicos. Como resultados, encontramos um elenco de características que o planejamento de uma ação nacional desta natureza poderia levar em conta, visando o desenvolvimento nacional da Educação em Astronomia e de sua pesquisa no país. Arquivo do Trabalho:
II SNEA – Atas – Comunicações Orais
À PROCURA DE CARACTERÍSTICAS DE AÇÕES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA (CO25)