II SNEA – Atas – Comunicações Orais

PLANEJANDO A EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA: RECOMENDAÇÕES DE PESQUISADORES DA ÁREA (CO24)

Autores:

Gustavo Iachel(UEL / Docente do departamento de Física, Centro de Ciências Exatas), Roberto Nardi (UNESP / Docente do Departamento de Educação e do PPG em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciências, Bauru)

Palavras-chave:

Educação continuada de professores, Ensino de Astronomia

A diversidade de trabalhos relacionados ao ensino de Astronomia que encontramos em periódicos das áreas de Ensino de Física e de Ciências ressalta o crescente esforço da comunidade de pesquisadores em desenvolver um lugar comum, espaço ainda em construção, que estamos denominando “área de Ensino de Astronomia”. Temos procurado desvelar algumas características da educação continuada de professores em nossa corrente pesquisa e, durante essa busca, temos nos deparado com inúmeras sugestões de pesquisadores no tocante a elaboração de cursos para este fim. Foram selecionadas publicações relacionadas ao ensino de Astronomia em alguns periódicos nacionais e internacionais de acordo com o tema estudado, observando-se a relevância do periódico. Percebemos indicações destinadas a formadores, tais como: estipular objetivos para a prática de formação seja inicial ou continuada; adotar atividades que considerem os conhecimentos prévios dos professores participantes; estimular nos participantes a possibilidade do uso dos conhecimentos prévios de seus alunos na elaboração de seus planos de aula; abordar temas recentes relacionados ao ensino de ciências, como novas práticas, tecnologias e teorias de ensino; adotar atividades práticas, oficinas, seções de observação celeste, com o intuito de potencializar a compreensão dos participantes em relação aos conteúdos da Astronomia; dar ênfase a formação de professores atuantes nas séries iniciais, onde entendemos que atividades de educação continuada sejam mais emergenciais; proporcionar momentos de reflexão docente sobre a prática em sala de aula, movendo os professores de possíveis “posições de conforto”, tornando-os ativos quanto à educação em Astronomia e acarretando o seu desenvolvimento profissional.

Arquivo do Trabalho:

application/pdf iconSNEA2012_TCO24.pdf