II SNEA – Atas – Comunicações Orais

A ELABORAÇÃO DE UM CURSO DE ASTRONOMIA À DISTÂNCIA PARA PROFESSORES DA ESCOLA BÁSICA (CO29)

Autores:

Anne L. Scarinci (USP), D. Falceta-Gonçalves (EACH, USP)

Palavras-chave:

desenvolvimento profissional docente, ensino de astronomia, educação à distância.

O Ensino de Astronomia vem recebendo grande atenção nos últimos anos devido à sua inserção direta nos conteúdos dos cursos de Ciências dos ensinos fundamental e médio. Neste sentido, muito mais que a qualidade dos livros textos, a própria formação do docente que atuará em sala de aula trabalhando tais conteúdos deve ser avaliada e, se possível, melhorada. Uma das possibilidades para tal é a formação continuada de professores, a qual pode se dar em formato a distância. As vantagens do oferecimento semipresencial são sua abrangência territorial, e a relativa flexibilidade de horários, importante para os profissionais que têm carga didática completa. Neste trabalho apresentamos a estrutura de implantação de um curso de aperfeiçoamento em Astronomia para professores, o qual foi oferecido e ministrado no ano de 2011. Também, apresentamos a avaliação dos cursistas aos itens que caracterizam o curso, tais como qualidade do material didático e equipe pedagógica, e tutores. De maneira geral, o curso foi muito bem avaliado no formato atual. Estas avaliações indicam o grande potencial do formato de curso apresentado aqui para uma proposta de formação continuada de professores em nível nacional.

Arquivo do Trabalho:

application/pdf iconSNEA2012_TCO29.pdf