II SNEA – Atas – Comunicações Orais

OS OBJETIVOS DOS PROFESSORES QUE REALIZAM VISITAS ESCOLARES EM UM OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO (CO26)

Autores:

Fernando Roberto da Costa Linhares (UFMG/FAE), Silvania Sousa do Nascimento (UFMG/FAE)

Palavras-chave:

educação em astronomia, divulgação cientifica, observatórios astronômicos, visitas escolares

Dentre os diversos temas que museus, centros de ciência e outros espaços de divulgação científica podem abordar, a Astronomia é uma das áreas que mais desperta curiosidade e fascínio em pessoas de todas as idades. Neste sentido, locais que promovem o ensino e a divulgação desta ciência, como os observatórios astronômicos, se tornam importantes alternativas no ensino desta disciplina em espaços formais. No entanto, os observatórios astronômicos possuem, na maioria das vezes, algumas características que acabam dificultando a sua utilização por parte da comunidade escolar. Ainda assim, o que se observa é uma grande procura pelos professores, que enfrentam todas as dificuldades impostas. Sendo assim, este trabalho procurou investigar os objetivos dos professores que realizam regularmente visitas escolares a um observatório astronômico. Tomando como base de dados todas as fichas de inscrição referentes às visitas escolares que ocorreram no período de 1997 a 2009, foi possível identificar alguns professores que realizaram visitas regulares ao local. Em seguida, entrevistando dez destes professores, identificamos quais eram os objetivos que os levaram a visitar o espaço com seus alunos. Percebemos que todos eles possuíam claramente um objetivo direto, e vários outros objetivos indiretos, que mostravam a finalidade das saídas escolares e o modo como eles percebiam e utilizavam aquele espaço. Um dos resultados obtidos foi que, para esse conjunto de dez professores, o observatório é, para oito, um espaço de ensino de Astronomia, ou de Ciências em geral, e para apenas dois é um espaço de divulgação de Astronomia.

Arquivo do Trabalho:

application/pdf iconSNEA2012_TCO26.pdf