II SNEA – Atas – Comunicações Orais

A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS: UMA POSSIBILIDADE PARA O PLANEJAMENTO DIDÁTICO NO ENSINO DE ASTRONOMIA (CO5)

Autores:

Aline Tiara Mota (Universidade Federal de Itajubá/Mestranda em Ensino de Ciências), Mikael Frank Rezende Júnior (Universidade Federal de Itajubá /Departamento de Física e Química)

Palavras-chave:

Ensino de Astronomia, campos conceituais, planejamento de atividades

O presente trabalho tem por objetivo mostrar que a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud pode servir como instrumento de intervenção pedagógica no ensino de Astronomia, onde o professor por meio do planejamento pode criar situações de aprendizagem significativas que darão sentido aos conceitos estudados. Para isso, é apresentada uma proposta de trabalho no campo conceitual da Astronomia, a partir da abordagem dos conceitos de gravidade, calor e luz. O professor pode identificar os teoremas-em-ação e conceitos-em-ação expressos pelos aprendizes nas diversas situações que podem ser propostas. É apresentada uma situação denominada “Evolução Estelar” que foi aplicada a alunos do Ensino Médio por meio da utilização de um simulador. A partir desta situação, são indicadas algumas características da Astronomia como campo conceitual e sua potencialidade tanto para o ensino da própria Astronomia como para a Física. A Astronomia, analisada por este ponto de vista, norteia a atividade didática e, ao mesmo tempo, favorece a reorientação da prática docente, principalmente por gerar momentos que facilitam a identificação dos conceitos-em-ação e teoremas-em-ação dos alunos, possibilitando ao professor avaliar melhor a aprendizagem. Neste contexto, a Astronomia é um campo conceitual riquíssimo e pode prover muitas possibilidades para a aprendizagem dos estudantes.

Arquivo do Trabalho:

application/pdf iconSNEA2012_TCO5.pdf