NOTA DE FALECIMENTO – Irineu Gomes Varella

15 de agosto de 2020 by ADM0

A Sociedade Astronômica Brasileira manifesta seu pesar pela perda de seu sócio Irineu Gomes Varella. Nossas condolências aos familiares e amigos.


Neste 15 de Agosto recebemos a triste notícia do falecimento do colega e amigo Irineu Gomes Varella deixando um grande legado em ensino e divulgação da Astronomia.

O Irineu graduou-se em Matemática e Física pela USP no final dos anos 70. Ainda nos tempos de faculdade, já era Professor no Planetário Municipal de São Paulo.

Concluindo sua graduação, iniciou uma Pós-graduação em Astrometria no IAG-USP, onde também, colaborou durante muitos anos, com a elaboração do Anuário Astronômico desse Instituto.

No início da década de 80 assumiu o posto de Diretor do Planetário Municipal de São Paulo onde permaneceu até 2002.

Em 2010 concluiu o curso de Especialização em Astronomia na Universidade Cruzeiro do Sul.  Em 2017 concluiu seu mestrado no IAG-USP.

Ao longo de toda sua vida, dedicou-se com muito amor e intensidade ao ensino e a divulgação científica, tanto no que diz respeito ao contato com o público como nos bastidores junto a inúmeros outros colegas com quem compartilhava as mesmas intenções e objetivos

Proferiu ao longo de sua vida, um número incontável de aulas e palestras em todos os níveis, dando uma contribuição enorme para o desenvolvimento da Astronomia em nosso país.