Nota sobre notícia astronômica no programa Bahia Meio Dia

A Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) vem a público para corrigir graves erros de Astronomia presentes na matéria “Ponto ao lado do Sol é destaque na Previsão do Tempo”, veiculada em 2017 pelo programa Bahia Meio Dia da TV Bahia. O vídeo tem sido compartilhado em vários momentos nas redes sociais, dando a entender que seja uma transmissão recente. Devido aos erros ali presentes, julgamos por bem esclarecer alguns pontos fundamentais.

Ao contrário do que o programa afirma, o ponto apresentado ao lado do Sol não é o planeta Marte, mas sim muito provavelmente um reflexo do próprio Sol sobre a lente da câmera. Presentemente, Marte está visível à noite nos céus da Bahia, a partir das 01 horas de Brasília, deixando de ser visível quando o Sol nasce. Ainda, não há qualquer sentido na explicação apresentada pela jornalista acerca de a Terra se afastar do Sol no inverno e entrar na órbita de Marte. Os planetas do Sistema Solar não cruzam as órbitas uns dos outros, as quais são suficientemente distantes entre si. Cabe ainda esclarecer que o inverno não é causado pela distância da Terra ao Sol, mas sim devido à inclinação do equador da Terra com respeito ao seu plano orbital, que faz com que os raios solares incidam mais inclinados nesta época do ano no hemisfério sul.

A SAB desconhece quem seja o Sr. José Carlos, citado como astrônomo consultado pela equipe do programa Bahia Meio Dia. A falta de sobrenome e de instituição ao qual está filiado não nos permite concluir que a pessoa consultada seja, de fato, um astrônomo, ou sequer que exista.

Aproveitamos para ressaltar que a SAB está à disposição da Imprensa para quaisquer dúvidas referentes a matérias sobre Astronomia.



One comment

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.