NOTA DE FALECIMENTO – João Evangelista Steiner

10 de setembro de 2020 by ADM0

Uma vida intensamente dedicada a ciência


João vivia e transpirava ciência: como pesquisador, orientador, administrador e gestor científico, professor e divulgador. É impossível resumir seu curriculum. Me atenho a aspectos de seu perfil que talvez sejam menos conhecidos pelos astrônomos mais jovens.

Participou de órgãos governamentais como a Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia, criação dos Parques Tecnológicos do Estado de São Paulo, Direção do INPE, direção Instituto de Estudos Avançados (IES/USP) e do IAGUSP. Teve condecorações como Comendador da Ordem do Rio Branco em 2001 e nos EUA como Membro Honorário da American Astronomical Society, em 2018. Teve participação ativa na SBPC ao longo de muitos anos.

Ele foi um dos fundadores da SAB, teve papel chave na transformação do OAB em Laboratório Nacional de Astrofísica, na entrada do Brasil no consórcio Gemini, na criação do telescópio SOAR e agora na entrada do Estado de São Paulo no Telescópio Gigante Magalhães.

Sua fama atraiu muitos jovens para a Área de Astronomia. Formou uma geração de mestres e doutores de primeira linha, alguns deles com emprego no exterior.

Como educador, sempre levantou o entusiasmo dos alunos. Suas aulas do curso Astronomia uma Visão Geral, do IAGUSP, foram gravadas pela TV Cultura e têm mais de 1 milhão de downloads. Alguém precisa desvendar o segredo de como um curso de nível universitário pode atingir tamanha audiência no Brasil. Ele estava mantendo um curso semi-presencial de formação de professores de grande sucesso no Estado de São Paulo. Foi um dos participantes da série primorosa de vídeos científicos – Fascínio do Universo – feitos na colaboração GMT-UNIVAP que será lançado em breve.

Seu porte grande de alemão podia até despertar um certo receio nos mais desavisados, mas sabia fazer crianças pequenas felizes, principalmente bebês de colo.

Os indígenas brasileiros dizem que quando uma pessoa morre, ela vira uma estrela. Não se assuste se encontrar uma nova estrela de PRIMEIRA MAGNITUDE no céu.

A Sociedade Astronômica Brasileira manifesta seu pesar pela perda de seu colega João Evangelista Steiner. Nossas condolências aos familiares e amigos.