Nota de falecimento: Márcio A. G. Maia

19 de fevereiro de 2022 by Helio Jaques Rocha-Pinto0

Seus companheiros do ON, LIneA e do INCT do e-Universo lamentam o falecimento do nosso amigo, colaborador e companheiro de tantas jornadas, Márcio Antônio Geimba Maia hoje pela manhã no Rio Grande do Sul.

Márcio graduou-se em Física pela Universidade Federal de Santa Maria, em 1976. No ano seguinte, ingressou no mestrado do Observatório Nacional, instituição pela qual também obteve o doutorado em 1989.

Ele era um profissional extremamente comprometido com a pesquisa e a educação. Tinha grande atuação na pesquisa de aglomerados de galáxias. Ao longo de 40 anos de dedicação à astronomia, Márcio publicou uma centena de artigos em diversas revistas especializadas. Sua contribuição foi fundamental na formação de vários alunos, no levantamento Southern Sky Redshift Survey nos anos 80 e 90, na criação do LIneA e no sucesso do INCT do e-Universo, trabalhando a maior parte do tempo nos bastidores. Sua ausência será profundamente sentida pelos seus colaboradores.

Manifestações de pesar podem ser enviadas para sua esposa Rosaura (Rosaura.doria.maia@gmail.com) e seu filho no Brasil Matheus (Matheus.doria.maia@gmail.com).

Luiz Nicolaci


A Diretoria da SAB se une ao pesar dos colegas pela perda. Márcio Maia fez parte da diretoria de nossa sociedade como secretário-geral entre 2000 e 2002. Nossas condolências à família e amigos.