Nota da Diretoria sobre problemas na Capes

25 de novembro de 2021 by Helio Jaques Rocha-Pinto0

A Diretoria da SAB expressa grande preocupação com a situação da avaliação dos programas de Pós-Graduação pela Capes. Não há até o momento um cronograma para a retomada da Avaliação Quadrienal 2017-2020, situação que levou ao pedido de demissão dos coordenadores da área Física/Astronomia. Ademais, não tem havido ações para a criação de um substituto ao Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Capes para esta década.

O Sistema de Pós-Graduação é a principal rede de formação de pesquisadores no Brasil. A avaliação periódica é uma garantia da manutenção de sua qualidade e de fonte de estímulo para a inovação científica. Embora a avaliação da Capes apresente problemas que mereçam críticas, sua metodologia deve ser aperfeiçoada, jamais paralisada. O risco que tal ação coloca sobre o futuro dos Programas de Pós-Graduação é enorme. Não são apenas linhas de pesquisa que podem ser interrompidas, mas também a carreira de milhares de pesquisadores jovens, ainda em estágio de pós-doutoramento. Preocupa-nos sobremaneira que a maioria desses pesquisadores seja forçada a buscar posições no exterior pela absoluta incapacidade do país em fixá-los em empregos para os quais se formaram ao longo de mais de uma década. Nosso país não pode ser um mero exportador de cientistas!

Expressamos nossa solidariedade aos colegas coordenadores da área Física/Astronomia na Capes, Prof. Fernando Lázaro Freire Jr., Prof. Alberto Saa e Prof. Rubem Sommere. Esperamos que a Capes retome com celeridade o processo de avaliação quadrienal e o Programa Nacional de Pós-Doutorado.