I SNEA

A 62ª Assembleia da Organização das Nações Unidas, em 20 de dezembro de 2007, proclamou 2009 como o Ano Internacional da Astronomia (AIA). No Brasil a oportunidade do AIA permitiu, entre outras atividades, a realização de Encontros Regionais que funcionaram como fórum de reflexão sobre o ensino de astronomia e cujas principais ações podem ser resumidas como:

  1. Debates sobre as dificuldades concretas dos professores envolvidos com o ensino de astronomia;
  2. Cursos de atualização nos mais diferentes conteúdos da área de Astronomia;
  3. Apresentação pelos professores de diferentes estratégias pedagógicas e relato de experiência concretas de ensino.

Entre as diversas discussões originadas durante as ações do AIA, se fortaleceu a ideia de que o ensino de Astronomia deve ser visto de três pontos de vista básicos: a formação (inicial e continuada) de professores para o ensino fundamental e médio, a formação de divulgadores seja para atuação em meios de comunicação, seja para atuação em espaços não formais de ensino e a formação de pesquisadores trabalhando nas áreas de educação em Astronomia estricto senso. A necessidade de capacitação de profissionais que irão atuar na formação de quadros qualificados para atuação nestas áreas e de política nacional para estes quadros é atualmente são talvez a maior herança deixada pelo AIA e cuja discussão deve ser continuamente renovada.

Neste sentido, surge a necessidade de um fórum nacional para debate de ideias, apresentação de trabalhos e estruturação de uma comunidade ligada aos temas relacionados à educação em astronomia. Surgiu assim, em meio a última Assembleia Geral da IAU no Rio de Janeiro em 2009, a ideia por parte de um grupo de profissionais da realização do Simpósio Nacional de Ensino de Astronomia na forma de um subprograma das comemorações do AIA.

Nessa ocasião formou-se uma comissão para planejar a organização do evento e ficou decidido que o mesmo seria realizado na cidade do Rio de Janeiro. A base dessa comissão constitui o atual comitê científico do I Simpósio Nacional de Educação em Astronomia – SNEA 2011, que tem o prazer de anunciar que esse será realizado nos dias 28, 29 e 30 de julho próximos no campus da Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro, UNIRIO – URCA.

Resultados esperados com a realização do I SNEA

  1. Troca de experiência entre profissionais da área de educação em Astronomia
  2. Apresentação de trabalhos de pesquisa em educação em Astronomia
  3. Aprofundamento da reflexão sobre as possibilidades didáticas da Astronomia
  4. Elaboração de políticas de médio e longo prazo para o Ensino e Divulgação da Astronomia no país.

Estrutura

O Simpósio estará dividido nas seguintes áreas:

  • Ensino Formal
  • Ensino Não-formal
  • Formação de Professores
  • Astronomia Cultural
  • Divulgação de Astronomia