A 62ª Assembleia da Organização das Nações Unidas, em 20 de dezembro de 2007, proclamou 2009 como o Ano Internacional da Astronomia (AIA). No Brasil a oportunidade do AIA permitiu, entre outras atividades, a realização de Encontros Regionais que funcionaram como fórum de reflexão sobre o ensino de astronomia e cujas principais ações podem ser resumidas como: Entre as diversas discussões originadas durante as ações do AIA, se fortaleceu a ideia de que o ensino de Astronomia deve ser visto de três pontos de vista básicos: a formação (inicial e continuada) de professores para o ensino fundamental e médio, a formação de divulgadores seja para atuação em meios de comunicação, seja para atuação em espaços não formais de ensino e a formação de pesquisadores trabalhando nas áreas de educação em Astronomia estricto senso. A necessidade de capacitação de profissionais que irão atuar na formação de quadros qualificados para atuação nestas áreas e de política nacional para estes quadros é atualmente são talvez a maior herança deixada pelo AIA e cuja discussão deve ser continuamente renovada. Neste sentido, surge a necessidade de um fórum nacional para debate de ideias, apresentação de trabalhos e estruturação de uma comunidade ligada aos temas relacionados à educação em astronomia. Surgiu assim, em meio a última Assembleia Geral da IAU no Rio de Janeiro em 2009, a ideia por parte de um grupo de profissionais da realização do Simpósio Nacional de Ensino de Astronomia na forma de um subprograma das comemorações do AIA. Nessa ocasião formou-se uma comissão para planejar a organização do evento e ficou decidido que o mesmo seria realizado na cidade do Rio de Janeiro. A base dessa comissão constitui o atual comitê científico do I Simpósio Nacional de Educação em Astronomia – SNEA 2011, que tem o prazer de anunciar que esse será realizado nos dias 28, 29 e 30 de julho próximos no campus da Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro, UNIRIO – URCA. Resultados esperados com a realização do I SNEA Estrutura O Simpósio estará dividido nas seguintes áreas:
I SNEA