PRESENCIAL

XLVII Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira

Data: 22 a 26 de setembro de 2024

Local: Hotel Majestic, Águas de Lindoia-SP


Informações gerais



A Diretoria da SAB tem o prazer de anunciar a realização da XLVII Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira, que ocorrerá de 22 a 26 de setembro, no Hotel Majestic, Águas de Lindoia-SP.

Para proporcionar a oportunidade de uma maior integração entre os associados, além de oferecer uma visão geral da atividade científica da comunidade astronômica, a XLVII Reunião Anual da SAB será realizada no sequinte formato de programação:

  1. Conferências convidadas por keynote speakers e mesas de debate;
  2. Comunicações orais curtas de 20 min, em sessões plenárias;
  3. Comunicações orais curtas de 10 min, em sessões temáticas paralelas;
  4. Apresentações de painéis;
  5. Workshops e/ou Reuniões de Grupos e/ou Comissões SAB.


1. Prazos das inscrições

Ações Início Término
Submissão de resumos de trabalhos 10/03/2024 14/06/2024
Pedido de auxílio alunos e pesquisadores 10/03/2024 14/06/2024
Pedido de transporte, São Paulo (capital) a Águas de Lindoia
(ônibus, limitado a 60 lugares)
10/03/2024 24/05/2024
Inscrição Espaço Kids, faixa etária 4 a 15 anos, acompanhantes 10/03/2024 16/08/2024
Submissão de proposta de Workshop/Reuniões de Grupos (vide item 5 desta página) 10/03/2024 16/08/2024
Pagamento da taxa de inscrição 10/03/2024 16/08/2024

2. Prazos de divulgação dos trabalhos aceitos

Ações Data
Divulgação dos Trabalhos aceitos 12/07/2024

3. Valores

Categoria de 10/03
até 16/08/2024
após 16/08/2024
Efetivos R$ 720,00 R$ 840,00
Efetivos (doutorandos/as) R$ 300,00 R$ 350,00
Aspirantes (graduandos/as e mestrandos/as
em Astronomia/Áreas afins)
R$ 160,00 R$ 240,00
Amador R$ 120,00 R$ 180,00
Júnior (estudantes de nível médio/universitários) R$ 60,00 R$ 70,00
Não associados R$ 1.000,00 R$ 1.200,00

Avisos importantes


 

Hospedagem

A SAB fez parceria com o Hotel Majestic e o Hotel Recanto Bela Vista. Para informações de reserva, os interessados poderão entrar em contato informando que se trata do evento da SAB informando o período em que ocorrerá sendo de 22 a 26/09/24.

Os dois locais solicitam que uma pessoa de cada grupo deve ficar responsável pela reserva sendo apenas uma pessoa para repassar os dados de todos.

HOTEL MAJESTIC
» Consulte valores e condições de reservas para a RASAB
Quartos single, duplo, triplo, quádruplo (pesquisadores e alunos)
Tel: (11) 3217-9800
E-mail: hospedagem@hotelmajestic.com.br

HOTEL RECANTO BELA VISTA
» Valor: R$ 250,00
Quartos triplo e quádruplo (somente para alunos)
Tel: (19) 3824-9100/1102
E-mail: contato@hotelrecantobelavista.com.br

 

Pedido de auxílio para diárias (alunos e pesquisadores)

Para inscritos que quiserem requerer uma ajuda de custo para diárias, poderão preencher o requerimento disponível nos links a seguir:

(1) alunos: https://sab-astro.org.br/eventos/reuniao-anual-da-sab/pedido-de-auxilio-para-diarias/

(2) pesquisadores: https://sab-astro.org.br/eventos/reuniao-anual-da-sab/pedido-de-auxilio-para-diarias-pesquisadores/

e aguardar o encerramento do prazo. Entraremos em contato via e-mail para informar se foi deferido ou não o pedido e, se deferido, o auxílio será pago durante a reunião anual mediante assinatura de recibo, onde deverão procurar a secretaria do evento.

 

Pedido de transporte alunos e pesquisadores

Para inscritos, iremos conceder um ônibus inicialmente de 60 lugares que sairá das proximidades do IAG-USP no dia 22/09/2024 (horário a definir em momento oportuno) tendo mais 2 paradas em linhas de metrôs da capital paulista. O retorno é previsto para o dia 27/09/2024 pela manhã.

Quem tiver interesse, deverá preencher o formulário disponível no link https://sab-astro.org.br/eventos/reuniao-anual-da-sab/requerimento-de-transporte-sao-paulo-aguas-de-lindoia/ dentro do prazo estipulado neste cronograma. Entraremos em contato via e-mail próximo a data do evento para fornecer maiores informações.

 

Espaço Kids

A diretoria quer disponibilizar um espaço de cuidado criativo para crianças e adolescentes acompanhantes de participantes da RASAB, explorando todas as potencialidades do Hotel Majestic, com atividades realizadas por recreadores. Para tanto, solicitamos manifestação de interesse em utilizar esta facilidade, para crianças entre 4 e 15 anos que não utilizem mais fraldas. Os interessados deverão preencher o formulário através do link https://sab-astro.org.br/eventos/reuniao-anual-da-sab/requerimento-de-vaga-no-espaco-kids/ até 16/08. Quantidade de vagas: 200 (duzentas).

 

Tarifa Reduzida

Apenas terão acesso à tarifa reduzida de associados aqueles que estiverem quites com a anuidade até o ano 2023, onde a anuidade se encontra ativa até 31/12 do ano vigente, caso contrário será cobrada a taxa de não associado. Para regularizar sua situação entre em contato com Rosana Ferreira (secsab@sab-astro.org.br).

 

Participação avulsa

Aqueles que queiram participar da Reunião Anual por um só dia (sócios ou não) podem fazê-lo pagando uma taxa diária de R$ 250,00 reais. O pagamento deve ser feito em espécie no próprio dia, no local da reunião, ou trazendo o comprovante de depósito bancário.

 

Convênios

Associados(as) da SBF pagam a mesma taxa de inscrição de associados(as) da SAB, conforme a categoria a qual pertencem na SBF. Associados(as) ABP pagam o valor da taxa equivalente à categoria Astrônomo Amador.

 

Novos associados

Para não associados que queiram se associar e participar da RASAB2024 pagando a taxa de inscrição de acordo com sua categoria, a adesão deve ser solicitada até 30/08 com o devido pagamento da primeira anuidade nesta mesma data. Tendo o formulário e liberação dos dados em nosso portal em até 5 dias úteis devido a alta demanda para a época.

 

4. Da submissão de trabalhos

Ao submeter os trabalhos, os(as) associados(as) deverão explicitar a forma de apresentação pretendida, optando entre as seguintes possibilidades:

  1. comunicações orais de 20 min, em sessões plenárias, limitada a 20 apresentações;
  2. comunicações orais de 10 min, em sessões temáticas paralelas, limitada a 84 apresentações;
  3. apresentação no formato de pôsteres;

Para comunicações orais em sessões plenárias será dada preferência a trabalhos que se possuam resultados a serem apresentados.

A aceitação dos trabalhos e sua forma de apresentação será decidida pelo Comitê Científico, que analisará os resumos dos trabalhos inscritos. O Comitê Científico poderá solicitar o reenvio do trabalho solicitando correções quanto a forma e/ou quanto a clareza do conteúdo apresentado. Pesquisas em andamento podem ser submetidas.

Os resumos devem ter até 1 página (2100 caracteres) e podem ser escritos em português ou inglês, apresentando obrigatoriamente:

  1. problema/questão de pesquisa e/ou objetivos do trabalho;
  2. desenvolvimento e metodologia empregada;
  3. panorama dos resultados obtidos e/ou esperados;
  4. considerações/conclusões.

O texto deve ser escrito considerando a norma culta da língua escolhida na fonte Arial, tamanho 11. Os resumos de todos os trabalhos aceitos ficarão disponíveis para consulta na programação do evento.
As áreas para submissão de trabalhos são:

  1. Astrobiologia;
  2. Astroquímica;
  3. Astrometria;
  4. A Galáxia & Meio Interestelar;
  5. Diversidades étnico-raciais, culturais e de gênero na Astronomia;
  6. Divulgação em Astronomia;
  7. Educação em Astronomia;
  8. Estrelas & Física Solar;
  9. Galáxias & Núcleos Ativos;
  10. História da Astronomia;
  11. Instrumentação e Software;
  12. Objetos Compactos, Cosmologia & Altas Energias;
  13. Sistemas Planetários;
  14. Sistema Solar;
  15. Trabalhos em Astronomia Amadora.

Para quaisquer dúvidas, entre em contato com a Secretaria da diretoria: secsab@sab-astro.org.br

5. Da submissão de proposta de Workshops e Reuniões de Grupos

A realização de Workshops e/ou reuniões de Grupos integrarão a programação RASAB, ocorrendo no dia 26 de setembro a tarde, tendo por objetivo o aproveitamento da estrutura para fomentar uma maior integração entre associados/as, assim como a divulgação de linhas/projetos de pesquisa e/ou ações de formação. Os mesmos deverão ser propostos e organizados por associados/as, sendo garantida pela RASAB 2024 a estrutura física (sala, cadeiras, projetor de imagem, internet e som).

As propostas deverão ser enviadas para o email secsab@sab-astro.org.br, contendo um resumo do evento, justificativa, número de participantes e programação pretendida. O Comitê Científico definirá os eventos a serem realizados, no caso do número de propostas ser maior do que o espaço disponível. Todos os participantes dos eventos deverão se inscrever na RASAB 2024 pagando a taxa de inscrição conforme a categoria de associado ou a taxa diária (neste caso não terão acesso aos demais dias RASAB).