Importante ficar atento para os seguintes códigos: P – palestra A seguir listamos os títulos dos trabalhos aprovados para o evento, a numeração para fins de apresentação e os autores COMUNICAÇÕES ORAIS ENSINO FORMAL BIG BANG BRASIL: UMA PEÇA TEATRAL COM ABORDAGEM HISTÓRICO-FILOSÓFICA PARA O ENSINO DE COSMOLOGIA (CO1) A ASTRONOMIA EM EXAMES VESTIBULARES E NO ENEM: UMA ANÁLISE DAS QUESTÕES QUANTO À TEMÁTICA E A PROBLEMATIZAÇÃO (CO2) INTEGRAÇÃO DO QUIZ COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NUMA DISCIPLINA DE ASTRONOMIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA (CO3) APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA ELABORAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SOBRE ASTRONOMIA POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO (CO4) O ENSINO DE ASTRONOMIA E MATEMÁTICA NA EJA POR MEIO DA ABORDAGEM TEMÁTICA (CO5) ASTROS NO ROCK: O DISCURSO SOBRE A ASTRONOMIA NO ROCK N’ ROLL E SUAS POSSIBILIDADES DIDÁTICAS (CO6) CONHECIMENTO DA FORMA DA TERRA NOS CADERNOS DA PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO (CO7) DA CONQUISTA DO ESPAÇO AOS BURACOS DE MINHOCA: UMA VISÃO DA ASTRONOMIA ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DE FICÇÃO CIENTÍFICA E SEU POTENCIAL PEDAGÓGICO (CO8) OS LIMPADORES DE ESTRELAS: O CONTO DE LITERATURA FANTÁSTICA NO ENSINO DE FÍSICA (CO9) UMA ANÁLISE CRÍTICA DE VÍDEOS DIDÁTICOS SOBRE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DEMONSTRATIVAS DE ASTRONOMIA (CO10) REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO E DAS VIAGENS ESPACIAIS EM “2001: UMA ODISSEIA NO ESPAÇO” E SEUS ASPECTOS EDUCACIONAIS (CO11) O ENSINO DE GRAVITAÇÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UTFPR (CO12) ANÁLISE IDEOLÓGICA DA REPRESENTAÇÃO FÍSICA DO SISTEMA SOLAR NA SÉRIE LUCKY STARR DE ISAAC ASIMOV (CO13) A CONSTRUÇÃO DE UM ANTIGO INSTRUMENTO PARA NAVEGAÇÃO MARÍTIMA E SEU EMPREGO EM AULAS DE ASTRONOMIA E MATEMÁTICA (CO14) A APRENDIZAGEM SOBRE FASES DA LUA NUMA DISCIPLINA DE ASTRONOMIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA (CO 30) FORMAÇÃO DE PROFESSORES BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA: IMPLANTAÇÃO, DIFICULDADES E POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES (CO15) O DESPERTAR PARA A CIÊNCIA: O ENSINO DE ASTRONOMIA NUMA ABORDAGEM PRÁTICA E TEÓRICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (CO16) APROPRIAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA (CO17) AVALIAÇÃO DE UM CURSO DE ASTRONOMIA PARA A EJA EM ATIVIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES (CO18) EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA: AUTONOMIA DOCENTE EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS ATRAVÉS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES (CO19) ENSINO NÃO-FORMAL PROMOVENDO A CULTURA EM ASTRONOMIA ATRAVÉS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO (CO20) RECONHECIMENTO DO ESPAÇO VIVIDO COMO ESPAÇO COLETIVO (CO21) UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA REGISTRO E AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE ENSINO DE ASTRONOMIA PROMOVIDAS PELO PLANETÁRIO DE VITÓRIA (CO22) CÉU NA PRAÇA: ESTIMULANDO A OBSERVAÇÃO DO CÉU NO SUL DA BAHIA (CO23) A CURIOSIDADE INGÊNUA E O PAPEL DOS GRUPOS AMADORES NO ENSINO E DIFUSÃO DA ASTRONOMIA (CO24) PROJETO CIÊNCIA PARA TODOS (CO25) A OPINIÃO PÚBLICA A RESPEITO DO PRIMEIRO POUSO DO HOMEM NA LUA, EM 1969, E O ENSINO DE ASTRONOMIA (CO26) ASTRONOMIA COM ARTE: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO A DEFICIENTES VISUAIS (CO31) Maria Helena Steffani (Instituto de Física e Planetário da UFRGS), Cláudia Vicari Zanatta (Instituto de Artes da UFRGS) DIVULGAÇÃO UMA ANÁLISE DAS POTENCIALIDADES DE UM LIVRO DE LITERATURA CIENTÍFICA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA (CO27) CARAVANA ASTRONÔMICA: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO INTERIOR DE MINAS GERAIS, BRASIL (CO28) ASTRONOMIA CULTURAL ASTRONOMIA E CULTURA NAS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS NA ÚLTIMA DÉCADA (CO29) COMUNICAÇÃO EM PAINÉIS ENSINO FORMAL QUESTIONAMENTO, OBSERVAÇÃO E REGISTRO DE FENÔMENOS NATURAIS NA SALA DE AULA DE CIÊNCIAS (CP1) Alcione da Anunciação Caetano (Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, MG) SIMULAÇÃO TRIDIMENSIONAL DE SISTEMA ESTELAR BINÁRIO: UM OBJETO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ASTRONOMIA (CP2) O ENEM E O ENSINO DE ASTRONOMIA (CP3) A ASTRONOMIA COMO INSTRUMENTO CONTEXTUALIZADOR DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIO (CP4) ASTRONOMIA E FÍSICA MODERNA: DUAS NECESSIDADES, UMA SOLUÇÃO (CP5) “ERA UMA VEZ…”: UMA HISTÓRIA PROBLEMATIZADORA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA (CP6) MODELOS MENTAIS, CONCEPÇÕES ESPONTÂNEAS E ALTERNATIVAS DE DISCENTES E DOCENTES SOBRE ESTAÇÕES DO ANO (CP7) CONTRIBUIÇÕES DE VYGOSTSKY NO ENSINO DE ASTRONOMIA PARA DEFICIENTES VISUAIS (CP8) ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE ASTRONOMIA EM UM CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO (CP9) APRENSETAÇÃO DAS FASES DA LUA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E FÍSICA: UMA AMOSTRA DOS ÚLTIMOS TRINTA ANOS (CP10) RESSONÂNCIA DOS PÊNDULOS AOS ASTERÓIDES (CP11) ENSINO DE ASTRONOMIA E HISTÓRIA DA CIÊNCIA: UMA PROPOSTA DE ENSINO A RESPEITO DO MOVIMENTO RETRÓGRADO DE MARTE (CP12) CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PROBLEMATIZADORAS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (CP13) PROPOSTA DE UMA AULA INTERDISCIPLINAR DE QUÍMICA E ASTRONOMIA: ESPECTROSCOPIA (CP14) OFICINAS DE ASTRONOMIA; SISTEMA SOLAR, PLANETAS, COMETAS, ESCALA, DISTÂNCIAS (CP15) PROJETO ITINERANTE DE POPULARIZAÇÃO DE CIÊNCIAS E ASTRONOMIA (CP16) UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ASTRONOMIA POR MEIO DA ABORDAGEM TEMÁTICA: POLUIÇÃO LUMINOSA COMO TEMA (CP17) ENSINO DE FÍSICA COM O AUXÍLIO DE MAPAS CONCEITUAIS: À GUISA DE MOTIVAÇÃO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA NO NÍVEL FUNDAMENTAL (CP18) CUANDO LA ASTRONOMIA INTEGRA LOS CONTENIDOS DE BIOLOGIA Y QUIMICA: UN JUEGO CONSTRUCTIVO DE COOPERACIÓN, COMUNICACIÓN E INTERACCIÓN (CP19) MARTE: UMA NOVA FORMA DE APRENDER (CP20) A OBSERVAÇÃO DAS LUAS DE JÚPITER E A ESPACIALIDADE (CP21) UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE RELATIVIDADE NO ENSINO MÉDIO (CP22) FORMAÇÃO DE PROFESSORES CONCEPÇÃO DE UM PLANO DE ENSINO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM ASTRONOMIA (CP23) PROPOSTA DE UM ENSINO CRÍTICO DA ASTRONOMIA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO (CP24) ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA PARA PROFESSORES DOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO DO OESTE CATARINENSE (CP25) FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE FÍSICA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA: ALGUMAS POSSIBILIDADES E REFLEXÕES (CP26) CLUBES DE CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO: OPORTUNIDADES PARA A ASTRONOMIA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DOCENTE DE BOLSISTAS DO PIBID (CP27) INSTRUMENTOS ASTRONÔMICOS NOS TRABALHOS SOBRE EDUCAÇÃO APRESENTADOS NAS REUNIÕES ANUAIS DA SAB (CP28) ENSINO DE ASTRONOMIA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO E EM SERVIÇO (CP29) A COSMOLOGIA EM TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE ENSINO DE ASTRONOMIA NO BRASIL (CP30) PERFIL DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS DO RECÔNCAVO DA BAHIA – ALUNOS DA DISCIPLINA TERRA E UNIVERSO NO CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS DO PARFOR (CP 31) AS DIRETRIZES CURRICULARES ESTADO DO PARANÁ E O ENSINO DE ASTRONOMIA NA 5ª SÉRIE (CP32) RELATOS DA DISCIPLINA “INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA E A ASTROFÍSICA” DO CURSO DE FÍSICA – LICENCIATURA E DISTÂNCIA DA UNIFEI – MG (CP33) ANÁLISE DOS CONCEITOS ASTRONÔMICOS APRESENTADOS POR PROFESSORES DE ALGUMAS ESCOLAS ESTADUAIS BRASILEIRAS (CP34) A CONTAGEM DE ESTRELAS COMO TEMA TRANSVERSAL EM ASTRONOMIA (CP35) ENSINO NÃO-FORMAL PARA VER ESTRELAS: OBSERVAÇÃO ASTRONÔMICA NO MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS PUC MINAS (CP36) ESTRATÉGIAS NÃO FORMAIS DE ENSINO DE ASTRONOMIA PARA DEFICIENTES VISUAIS (CP37) APRENDIZAGEM NO PLANETÁRIO: AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO PRÉVIO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (CP38) OBSERVAÇÃO VISUAL DE ETA AQUILAE: UMA ATIVIDADE MULTIDISCIPLINAR (CP39) EDUCAÇÃO INFORMAL EM ASTRONOMIA NA RECÉM-CRIADA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (CP40) A DIVULGAÇÃO DO SABER-FAZER CIÊNCIA PARA FOMENTAR O SENTIMENTO DE CIDADANIA: A INTERVENÇÃO INTERPRETATIVA DO PERSONAGEM “JOVEM GALILEU” NA CARAVANA ASTRONÔMICA DO GRUPO GAIA PUC MINAS (CP41) ENSINO DE ASTRONOMIA PARA CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES (CP42) ASTRONOMIA NA ESCOLA (CP43) VISITAS ESCOLARES EM UM OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA (CP44) SUBPROJETO PIBID-FÍSICA DA UNIVAP: UMA METODOLOGIA COMPLEMENTAR NO ENSINO NÃO-FORMAL DE FÍSICA CONTEXTUALIZADO PELA ASTRONOMIA (CP45) KIT-ASTRONOMIA: UM RECURSO DIDÁTICO PARA INSERÇÃO DAS CIÊNCIAS NO ENSINO BÁSICO (CP46) RESGATANDO A ASTRONOMIA DAS GRANDES NAVEGAÇÕES: ENSINANDO ASTRONOMIA ATRAVÉS DE INSTRUMENTOS DO SÉCULO XVI (CP47) Higor Fabiano Pereira de Castro (PUC Minas), Andrey Alex de Paula (PUC Minas), Peter Leroy Faria (PUC Minas) ESPECTROSCOPIA: TIRANDO A CARTEIRA DE IDENTIDADE ESTELAR (CP48) DIVULGAÇÃO ASTRONOMIA NA PONTA DA LÍNGUA: INTRODUZINDO TEXTOS COM TEMAS DE ASTRONOMIA EM SALA DE AULA (CP49) AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA CARAVANA ASTRONÔMICA NO MUNICÍPIO DE GUANHÃES, MINAS GERAIS, BRASIL, POR MEIO DE PMM (CP50) OS 25 ANOS DO CENTRO DE DIVULGAÇÃO DA ASTRNOMIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES À COMUNIDADE (CP51) DIVULGAÇÃO DO ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA NO OESTE CATARINENSE (CP52) FALANDO SOBRE ASTRONOMIA, PALESTRAS DE ASTRONOMIA, DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA (CP53) ASTRONOMIA VIVA: TORNANDO O CÉU ACESSÍVEL ÀS COMUNIDADES INTERIORANAS DO CEARÁ (CP54) EXTENSÃO EM ASTRONOMIA NUMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (CP55) O QUE O PÚBLICO DEFINE COMO PLANETÁRIO (CP56) ANALIZANDO ARTÍCULOS DE DIVULGACIÓN DE ASTRONOMIA: EL DOCENTE PUEDE APORTAR… (CP57) POPULARIZAÇÃO DA ASTRONOMIA NA CHAPADA DIAMANTINA E ESCOLAS FAMÍLIAS AGRICOLAS DO SEMI-ÁRIDO – BAHIA (CP58) RESGATE DA CULTURA ESTELAR INDÍGENA (CP59) MODELO GALÁCTICO INTERATIVO DA VIZINHANÇA SOLAR (CP60) ASTRONOMIA CULTURAL ASTRONOMIA APLICADA AO ESTUDO DOS PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS DE CAMPINAS (CP61) O CÉU COMO ESPAÇO DE DIALOGO CULTURAL E CIENTÍFICO (CP62) ENSINO NÃO FORMAL DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES E EXPERIMENTOS EM UM CURSO DE EXTENSÃO EM ASTRONOMIA (CP63) O CLUBINHO DA CRIANÇA INTELIGENTE (CP64) ENSINO FORMAL O CONHECIMENTO DE ASTRONOMIA PROPOSTO PARA O ENSINO MÉDIO PELO CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO (CP65) CONHECIMENTO CIENTÍFICO E COTIDIANO EM ASTRONOMIA: UMA INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA (CP66) DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO DE ASTRONOMIA PARA O PÚBLICO INFANTIL: BRINCADEIRAS, CANÇÕES E REPRESENTAÇÕES DENTRO DO PLANETÁRIO (CP67) ENSINO FORMAL O ENSINO DA ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO SOB DIFERENTES ABORDAGENS METODOLÓGICAS (CP 68) O ENSINO DA FÍSICA E ASTRONOMIA DESMISTIFICANDO A ANTIMATÉRIA (CP69) ENSINO NÃO FORMAL ASTROFOTOGRAFIA NA LATA – UM DIÁLOGO ENTRE CIÊNCIA E ARTE (CP70) ACTIVIDADES DIDÁCTICAS Y DE DIFUSIÓN CULTURAL EN EL OBSERVATORIO RAMÓN MARÍA ALLER (GALICIA, ESPAÑA) (CP71)
I SNEA – Programa
MR – mesa redonda
CO – comunicação oral
CP – comunicação em painel
Quinta-feira
Sexta-feira
Sábado
7h – 8h
Inscrições
8h30 – 9h30
Palestra de Abertura
Rodolpho Caniato
P1Palestra
Roberto Nardi
P2Palestra
Néstor Camino
P3
9h30 – 11h
Café com Painéis
CP01 ao CP31Café com Painéis
CP32 ao CP629h30 – 10h
Café
11h – 13h
Apresentação de Comunicações Orais
CO01 à CO07Apresentação de Comunicações Orais
CO15 à CO2110h – 12h
Mesa redonda 3
13h – 15h
Almoço
Almoço
12h – 14h
Almoço
15h – 16h30
Mesa redonda 1
Mesa redonda 2
14h – 16h
Grupos de Trabalho
16h30 – 17h
Café
Café
16 – 16h30
Café
17h – 19h
Apresentação de Comunicações Orais
CO08 à CO14Apresentação de Comunicações Orais
CO22 à CO2916h30 – 18h
Plenária
QUINTA-FEIRA – dia 28/07
7:00h às 8:00h
Registro dos participantes
8:00h às 9:30h
Boas Vindas e Palestra de Abertura (P1)
Meus caminhos pelo ensino de Astronomia – Rodolpho Caniato
9:30h às 11:00h
Café e Sessão de Comunicação em Painéis
Horário de discussão dos painéis com numeração entre 1 e 32, ou seja, de CP1 até CP32
11:00h às 13:00h
Sessão de Comunicação Oral
Apresentação dos trabalhos com numeração entre 1 e 7, ou seja, de CO1 até CO7
13:00h às 15:00h
Almoço
15:00h às 16:30h
Mesa redonda (MR1)
Formação de Professores e Ensino de Astronomia.
João B. G. Canalle (UERJ) [representado por Jaime F. V. da Rocha], Rute H. Trevisan (UEL), Silvania Sousa do Nascimento (UFMG).
Mediador: Rodolfo Langhi (UFMS)
16:30h às 17:00h
Café
17:00h às 19:00h
Sessão de Comunicação Oral
Apresentação dos trabalhos com numeração entre 08 e 14, ou seja, de CO8 até CO14
SEXTA-FEIRA – dia 29/07
8:300h às 9:30h
Palestra (P2)
A pesquisa em ensino de Astronomia e o ensino de sala de aula Roberto Nardi (UNESP)
9:30h às 11:00h
Café e Sessão de Comunicação em Painéis
Horário de discussão dos painéis com numeração entre 1 e 25, ou seja, de CP32 até CP67
11:00h às 13:00h
Sessão de Comunicação Oral
Apresentação dos trabalhos com numeração entre 15 e 21, ou seja, de CO15 até CO21
13:00h às 15:00h
Almoço
15:00h às 16:30h
Mesa redonda (MR2)
Astronomia: Divulgação e Espaços Não-Formais
Ulisses Capozzoli (Sciam Brasil) Douglas Falcão Silva (MAST), Juan B. M. Barrio (UFG), Mediador: Fernando Vieira (Fundação Planetário da Cidade do RJ)
16:30h às 17:00h
Café
17:00h às 19:00h
Sessão de Comunicação Oral
Apresentação dos trabalhos com numeração entre 22 e 29, ou seja, de CO22 até CO30
SÁBADO – dia 30/07
8:300h às 9:30h
Palestra (P3)
Investigación Educativa en Enseñanza de la Astronomía – Néstor Camino (UNPSJB)
9:30h às 10:00h
Café
10:00h às 12:00h
Mesa redonda (MR3)
Astronomia Cultural e Educação Intercultural
Flávia Pedroza (Fundação Planetário da Cidade do RJ), Priscila Faulhaber Barbosa (MAST), Flávia Cristina de Mello (Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, BA). Mediador: Luiz Carlos Jafelice (UFRN)
12:00h às 14:00h
Almoço
14:00h às 15:30
Grupos de Trabalho
15:30h às 16:00h
Café
16:00h às 18:00h
Plenária e Encerramento
Alexandre Bagdonas Henrique e Pedro D. Colombo Júnior (USP)
Andreza Concheti (USP/Mestrado em Ensino de Ciências), Valéria Martins (USP/ Mestrado em Ensino de Ciências), Alessandro Garcia ( USP/Licenciatura em Física), Thiago de Souza, (USP/ Licenciatura em Física) e Cristina Leite (USP/IFUSP)
Auta Stella de Medeiros Germano (DFTE/UFRN), Silvia Calbo Aroca (DFTE/UFRN), Carlos Eduardo Ferreira Lopes (DFTE/UFRN), Daniela Maria Cunha (DFTE/UFRN)
Bruno de Andrade Martins (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Rodolfo Langhi (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
Charlene Marcondes Avelar (UFMS), João Ribeiro Soares Junior (UFMS), Rodolfo Langhi (UFMS); Simoni Tormöhlen Gehlen (UESC)
Emerson Ferreira Gomes (USP/Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências), Luís Paulo de Carvalho Piassi (USP/Escola de Artes, Ciências e Humanidades).
Flávia Polati Ferreira (Mestranda em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo), Cristina Leite (Instituto de Física, Universidade de São Paulo)
Francisco de Assis Nascimento Junior e Luis Paulo Piassi (EACH/USP)
João Eduardo Fernandes Ramos e Luís Paulo Piassi (EACH/USP)
Leonardo Felício (UFMS) e Rodolfo Langhi (UFMS)
Luís Paulo Piassi (EACH/USP)
Marcos Antonio Florczak (DAFIS-UTFPR) e Mario Sergio Teixeira de Freitas (DAFIS-UTFPR)
Rosana Marques de Souza (Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP) e Luís Paulo Piassi (Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP)
Telma Cristina Dias Fernandes, Marcos Daniel Longhini (UFU)
José Roberto de Vasconcelos Costa (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Auta Stella de Medeiros Germano (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Paulo Sergio Bretones (DME/UFSCar)
Carlos Henrique Rôssa (Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS)
Leonardo Marques Soares (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais), Silvania Sousa do Nascimento (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais).
Magno Barbosa Dias (Mestrando da PUCMinas/Faculdade UNIPAC de Teófilo Otoni), Yassuko Hosoume (PucMinas/USP)
Tais Rodolfo de Almeida (UFMS), Rodolfo Langhi (UFMS)
Sônia Elisa Marchi Gonzatti (Centro Universitário Univates); Eliana Fernandes Borragini (Centro Universitário Univates).
Erika Milena de Souza (Prefeitura Municipal de Vitória/Secretaria Municipal de Educação/Planetário de Vitória), Luan Góes Rocha de Lima (Prefeitura Municipal de Vitória/Secretaria Municipal de Educação/Planetário de Vitória), Sérgio Mascarello Bisch (Universidade Federal do Espírito Santo/Centro de Ciência Exatas/Departamento de Física)
Fabiano Cipreste de Vargas (Planetário de Vitória/UFES e Prefeitura Municipal de Vitória), Leila Anunciata Estachiote Santos Talyuli (Planetário de Vitória/UFES e Prefeitura Municipal de Vitória), Sergio Mascarello Bisch (Planetário de Vitória/UFES e Prefeitura Municipal de Vitória) Diogo Carpanedo do Carmo (Planetário de Vitória/UFES e Prefeitura Municipal de Vitória)
Paulo R. B. Nascimento Filho (DCET/UESC), Maxwell Siqueira, Wagner Duarte José (DCET/UESC), Leandro Kerber (DCET/UESC) e Jules Soares (DCET/UESC)
Milton Schivani (Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, EDM) e João Zanetic (Universidade de São Paulo, Instituto de Física, FEP)
Noiane de Jesus Souza (Universidade Federal da Bahia), Jackeline Santos Alves (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia)
Wesley Quintiliano Vidigal (Planetário de Vitória/UFES e PMV), Jheder Francisco Campos (Planetário de Vitória/UFES e PMV), Fabiano Cipreste de Vargas (Planetário de Vitória/UFES e PMV), Sérgio Mascarello Bisch (Planetário de Vitória/UFES e PMV).
Fernanda Marchi (USP) e Cristina Leite (USP)
Peter Leroy (PUC/MINAS e Grupo GAIA) e Ana Cristina Sanches Diniz (Museu de Ciências Naturais PUC Minas/GAIA, PUC Minas/PUC Minas)
Vanessa Albuquerque (Mestranda da Universidade de São Paulo / Instituto de Física), Clístines Merlucci (Licenciando da Universidade de São Paulo / Instituto de Física), Marta Rodrigues (Licencianda da Universidade de São Paulo / Instituto de Física), Cristina Leite (Universidade de São Paulo / Instituto de Física).
Adriano Luis da Silva, Paulo Alexandre Bressan, Artur Justiniano Roberto Júnior (Universidade Federal de Alfenas)
Carlos Aparecido Kantor (Centro Universitário Fundação Santo André)
Francele R. O. Silva (Universidade do Vale dos Paraíba – UNIVAP) e Francisco C. R. Fernandes (Faculdade de Educação e Artes – FEA)
Guilherme F. Marranghello e Daniela B. Pavani (Universidade Federal do Pampa)
Hanny Angeles Gomide, Marcos Daniel Longhini (Universidade Federal de Uberlândia/ Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia/ Faculdade de Educação)
Heitor Silva Sabota (Universidade Federal de Goiás / Secretaria da Educação do Estado de Goiás), Paulo Henrique Azevedo Sobreira (Universidade Federal de Goiás)
Karime Dalle Siqueira (UFMS) e Rodolfo Langhi (UFMS)
Kátia Regina Varela Roa (E. E. Prof Mario Manoel Dantas de Aquino) e Rui Manoel de Bastos Vieira (Programa Interunidades em Ensino de Ciências- USP)
Leonardo Lago e Cristiano Mattos (IF-USP)
Josiane A. da Silva (IFSP), Cátia F. Gama (EE Walfredo Arantes Caldas) e Marcelo P. Allen (IFSP)
Marcos Daniel Longhini (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia/MG); Alejandro Gangui (Instituto de Astronomia e Física do Espaço (UBA-CONICET) – Faculdade de Ciências Exatas y Naturais, Universidade de Buenos Aires)
Mariana Ferreira de Deus (Universidade Federal de Uberlândia/Faculdade de Educação) e Marcos Daniel Longhini (Universidade Federal de Uberlândia/Faculdade de Educação/UFU)
Patricia Ferreira Salcides (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e Leonardo de Almeida Prata (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro/Campus Nilópolis/Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências)
Paulo Henrique N. Lima Jr, Clarice S. Kawasaki, Renan O. Shimoura, Daniel B. Junta, (LAIFE/FFCLRP/USP)
Tereza Cristina Santos Torres (Universidade Estadual de Feira de Santana), Marildo Geraldête Pereira (Universidade Estadual de Feira de Santana, Observatório Astronômico Antares/Museu Antares de Ciência e Tecnologia), José Carlos Silva dos Santos (bservatório Astronômico Antares/Museu Antares de Ciência e Tecnologia), Paulo Cezar Rocha Poppe (Universidade Estadual de Feira de Santana, Observatório Astronômico Antares/Museu Antares de Ciência e Tecnologia), Vera Aparecida Fernandes Martin (Universidade Estadual de Feira de Santana, Observatório Astronômico Antares/Museu Antares de Ciência e Tecnologia), Isabel de Jesus Lima (Universidade Estadual de Feira de Santana), Aysses do Carmo Oliveira (Universidade Estadual de Feira de Santana, Observatório Astronômico Antares/Museu Antares de Ciência e Tecnologia) Flávio Silva de Oliveira (Universidade Estadual de Feira de Santana), Círia Lima Dias (Universidade Estadual de Feira de Santana), Otávio Oliveira Santos (Observatório Astronômico Antares/Museu Antares de Ciência e Tecnologia).
Fabiana Andrade de Oliveira (UFMS), Rodolfo Langhi (UFMS)
Tamila Marques Silveira (UEFS/UFBA) e Milton Souza Ribeiro Miltão (UEFS)
Rafael Girola (EnDiAs/UNTREF), Marta Santos (EnDiAs), Daniel Cabezas Ortiz (EnDiAs: Enseñanza y Divulgación de La Astronomia.UNTREF: Universidad Nacional de Tres de Febrero)
Kátia Regina Varela Roa (E.E. PROF. MARIO MANOEL DANTAS DE AQUINO), Adriana Gonçalves Henrique (EMEF NILCE CRUZ FIQUEREIDO), Angelita Das Dores de Lima e Silva (EMEF CARLOS CHAGAS), Mirian Alves Dias Santana (E.E. DOM MIGUEL ), Marcio Alves da Silva (E.E. DOM MIGUEL) e Sandra Regina Reis dos Santos Mansano (E.E. LUIZA HIDAKA)
Gabriel Moreira Barros (USP) e Cristina Leite (USP)
Juniara Lopes Versieux (GAIA PUC-MINAS), Márcia Saturnino Santos (GAIA PUC-MINAS), Peter Leroy Faria (GAIA PUC-MINAS)
Anne L. Scarinci (IAG-USP)
Cláudio Henrique da Silva Teixeira (Centro de Ciências da UFJF e C.A. João XXIII)
Daniel Iunes Raimann (Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC)
Denis Eduardo Peixoto (Programa de Pós-Graduação em Física / Universidade Estadual Paulista / IGCE UNESP Rio Claro) e Eugênio Maria de França Ramos (Universidade Estadual Paulista / UNESP, Centro de Educ. Continuada em Educ. Mat., Científica e Ambiental / CECEMCA UNESP)
Edmilson de Souza (UEMS), Marilaine de Souza Santos (UEMS), WesleySarati Coelho (UEMS), Maurício Augusto Nars (UEMS), Liliane do Nascimento Pereira (UEMS), Diandra Dias do Nascimento (UEMS), DouglasBortolanza Lara (UEMS), Hallan Souza de Jesus (UEMS), Regiane Nunes Dronov Murgi (UEMS), Rosemeire Aparecida Nunes de Oliveira (E.E.Vilmar Vieira de Matos), Marcos Camilo (E.E.Ramona da Silva Pedroso)
Gabriela Brito Ortelan (UFSCar) e Paulo Sergio Bretones (DME/UFSCar)
Marcos Daniel Longhini e Hanny Angeles Gomide (Universidade Federal de Uberlândia/ Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia/ Programa de Pós-Graduação em Educação)
Maria Cecilia Queiroga Bazetto (UFSCar) e Paulo Sergio Bretones (UFSCar)
Silas Ribeiro Lima (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/Centro de Formação de Professores/Licenciatura em Física), Welington Cerqueira Júnior (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/Centro de Formação de Professores/Licenciatura em Física) e Glênon Dutra (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/Centro de Formação de Professores/Licenciatura em Física)
Suzete Aparecida Bofi (Professora PDE – Colégio Estadual Professor Eugênio Malanski – EFM NRE Ponta Grossa – PR)
Thiago C. Caetano (UNIFEI) e Gabriel Hickel (UNIFEI)
Marcos Rincon Voelzke (Universidade Cruzeiro do Sul), Edson Pereira Gonzaga (Universidade Cruzeiro do Sul)
Lev Vertchenko (PUC-Minas/Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) e Tomás de Aquino Silveira (PUC-Minas/Instituto de Ciências Exatas e Informática).
Brunno Augusto Gomes Ribeiro, (GAIA. Grupo de Astronomia e Astrofísica. Museu de Ciências Naturais, PUC Minas), Matheus Soares Palhares, (GAIA. Grupo de Astronomia e Astrofísica. Museu de Ciências Naturais, PUC Minas), Peter Leroy Faria, (GAIA. Grupo de Astronomia e Astrofísica. Museu de Ciências Naturais, PUC Minas)
Carla Patrícia da Silva, Peter Leroy Faria, Ana Cristina Sanches (PUC/MINAS, Grupo GAIA)
Jéssica Alves Leite Dutra, (Museu de Ciências Naturais PUC Minas/GAIA PUC Minas/PUC Minas), Ana Cristina Sanches Diniz, (Museu de Ciências Naturais PUC Minas/GAIA PUC Minas/PUC Minas), Peter Leroy Faria, (Museu de Ciências Naturais PUC Minas/GAIA PUC Minas/PUC Minas)
Alexandre Amorim (AAVSO – Associação Americana de Observadores de Estrelas Variáveis)
Guilherme F. Marranghello, (Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas/Universidade Federal do Pampa) e Daniela Borges Pavani, (Departamento de Astronomia/IF – UFRGS)
Cláudio Henrique Pessoa Brandão (PUC-BH, Grupo Gaia Astronomia e Astrofísica PUC-MG), Ana Cristina Sanches Diniz (Museu de Ciências Naturais PUC Minas/GAIA PUC Minas/PUC Minas) e Peter Leroy Faria (GAIA PUC-MINAS)
Dayane Mayra Bindaco Repossi, Érika Milena de Souza, Felipe Cypriano Sabino e Pauliane Pimentel Rhodes Gonçalves
André Cerqueira e Souza Maia, (GAIA Museu PUC Minas), Teddy Almeida Guimarães, (CEICE – Centro de Ensino Interativo de Ciências “Experimentário”), Peter Leroy Faria, (GAIA Museu PUC Minas)
Fernando Roberto da Costa Linhares (Universidade Federal de Minas Gerais) e Silvania Sousa do Nascimento (Universidade Federal de Minas Gerais)
Francisco C. R. Fernandes (UNIVAP), Cássio L. D. R. Barbosa (UNIVAP), Luiz E. C. Cardoso (E. E. Dr. Pedro Mascarenhas), Fabrícia F. Gonzaga (E. E. Prof. Pedro Mazza), Francele R. O. Silva (UNIVAP), Idebil A. C. Freitas (UNIVAP), Mônica O. Campos (UNIVAP, E. E. Dr. Pedro Mascarenhas), Enoque B. Silva (UNIVAP), Eduardo C. Branco (UNIVAP), Leonardo M. Rosa (UNIVAP), José E. Moraes (UNIVAP), Leandro E. Silva (UNIVAP), George A. Santos (UNIVAP)
Isabella Guedes Martínez (Universidade de Brasília), Ivan Soares Ferreira (Universidade de Brasília)
Leonardo de Almeida Prata (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro)
Adriana Oliveira Bernardes (UENF, CLUBE DE ASTRONOMIA “MARCOS PONTES”, CETEJ)
Ana Cristina Sanches Diniz (Museu de Ciências Naturais PUC Minas/GAIA PUC Minas/PUC Minas), Peter Leroy Faria (Museu de Ciências Naturais PUC Minas/GAIA PUC Minas/PUC Minas) e Jésica Alves Leite Dutra (Museu de Ciências Naturais PUC Minas/GAIA PUC Minas/PUC Minas)
Andrea da Costa Greff (Centro de Divulgação Científica e Cultural/USP, Instituto de Física de São Carlos/USP), Jorge Hönel (Centro de Divulgação Científica e Cultural/USP)
Daniel Iunes Raimann (Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC) e colaboradores
Eduardo Saraçol Vieira (UFPEL), Paulo Roberto Krebs (UFPEL,IFM),Virgínia Mello Alves (UFPEL,IFM)
Lázara Silveira Castrillo, Celio Rodrigues Muniz e Ismaías Pereira Coelho (Universidade Estadual do Ceará, Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu)
Marcos Aurélio Neves (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/Núcleo de Estudo e Observação Astronômica José Brazilicio de Souza/Campus Florianópolis)
Márdila Alves Bueno (Planetário UFG), Alessandra Fernandes Fonte de Lima (Planetário UFG), Luis Rogerio Coelho (Planetário UFG), Paulo Henrique Azevedo Sobreira (Planetário UFG)
Rafael Girola EnDiAs (UNTREF: Universidad Nacional de Tres de Febrero), Marta Santos (EnDiAs), Daniel Cabezas Ortiz (EnDiAs: Enseñanza y Divulgación de La Astronomia)
Milton Souza Ribeiro Miltão (UEFS), A.V. Andrade-Neto (UEFS) e Rainer Madejsky (UEFS)
Camila Gabriela de Melo Silva (GAIA – Grupo de Astronomia e Astrofisica, Museu de Ciências Naturais PUC Minas), Paulo Henrique Guimarães Melquiades (GAIA – Grupo de Astronomia e Astrofísica, Museu de Ciências Naturais PUC Minas), Peter Leroy Faria (GAIA – Grupo de Astronomia e Astrofísica, Museu de Ciências Naturais PUC Minas)
Filipe Kelmer (GAIA: Grupo de Astronomia e Astrofísica, PUC-Minas,), Peter Leroy (GAIA: Grupo de Astronomia e Astrofísica, PUC-Minas)
Orlando Rodrigues Ferreira (Observatório Municipal de Campinas “Jean Nicolini”, Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas e Universidade Cruzeiro do Sul) e Paula Rodrigues Teixeira Coelho (Universidade Cruzeiro do Sul)
Sandro da Silva Livramento Machado (Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Florianópolis), Marcos Aurelio Neves (Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Florianópolis) e Pedro Machado Gama (Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Florianópolis)
Aline Tiara Mota, Ricardo Meloni Martins Rosado (Mestranda em Ensino de Ciências-Universidade Federal de Itajubá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Sertãozinho)
Tamara Leftel (Instituto Eu Faço Acontecer), Lilian Elisabete Valdoski (Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro), Paulo Cesar Rodrigues Pereira (Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
Daniel R. Soler (Mestrando do Programa Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo), Cristina Leite (Instituto de Física da Universidade de São Paulo)
João Batista Vieira, (Universidade Federal de Uberlândia) e Marcos Daniel Longhini, (Universidade Federal de Uberlândia)
Marilaine de Souza Santos, Edmilson de Souza, Paulo Souza da Silva, Geni da Silva Costa, Poliane da Silva Paixão, Douglas Bortolanza Lara e Samuel Lemes de Campos (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS) (Núcleo de Divulgação Científica – NDC)
Marcos Rincon Voelzke (Universidade Cruzeiro do Sul) e Evonir Albrecht (Universidade Cruzeiro do Sul)
Helder Moura Guedes (Universidade Federal Rural de Pernambuco), Pâmella Marcelle Dornelas de Melo (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Paola Danielle Ferrete (EACH/USP), Silvana Duarte Bezerra (IF/USP), Ailson Dias da Silva Junior (IG/USP), Júlio César Klafke (ICET/UNIP)
J. A. Docobo (Observatorio Astronómico Ramón Mª Aller, Universidad de Santiago de Compostela, Galicia, España), P. P. Campo (Observatorio Astronómico Ramón Mª Aller, Universidad de Santiago de Compostela, Galicia, España), I. Fernández (Observatorio Astronómico Ramón Mª Aller, Universidad de Santiago de Compostela, Galicia, España)