Nota de falecimento: Carlos Alberto Torres

2 de novembro de 2021 by Helio Jaques Rocha-Pinto0

É com grande pesar que o Laboratório Nacional de Astrofísica comunica o falecimento do pesquisador e amigo Carlos Alberto Pinto Coelho de Oliveira Torres na manhã de hoje, em Itajubá, MG.

Carlos Alberto foi um pesquisador incansável e produtivo, com importantes contribuições na área de estrelas jovens. Homem de visão estratégica, vislumbrou há tempos o LNA de hoje, as colaborações e os consórcios internacionais.

Também transitava amiúde e com facilidade entre as letras e a literatura. Sua paixão por viajar só fez crescer seus já vastos conhecimentos sobre história, geografia e enologia — seu outro grande prazer além da astronomia.

Carlos Alberto graduou-se em Física pela UFMG: licenciatura em 1969 e bacharelado em 1970. Obteve o título de mestre pelo ITA em 1972. Foi auxiliar de ensino na UFMG entre 1968 e 1971, e no ITA, de 1971 a 1973. Já no Observatório Nacional, mudou-se para Itajubá em 1979 a fim de integrar a equipe do ainda em construção Observatório Astrofísico Brasileiro — OAB. Chefiou o OAB desde 1984 e depois foi diretor do LNA até o início de 1994.

No LNA, Carlos Alberto liderou dois importantes levantamentos de estrelas jovens, sempre em parceria com seu amigo e colaborador desde os tempos do ITA, Germano Rodrigo Quast. Um deles é o Pico dos Dias Survey, (PDS) que lhe rendeu o doutorado em 1998, e o outro é o SACY – Search for Associations Containing Young Stars. Deles também foi a identificação de estrelas T Tau fora das nuvens interestelares que poderiam tê-las originado, bem como a descoberta, em parceria também com Roger Coziol, Francisco Jablonski, Ramiro de la Reza, Jacques Lépine e Jane Gregório-Hetem, do quasar mais brilhante no universo vizinho 1997, dentro do PDS.

Carlos Alberto deixa um legado científico de peso que certamente vai levar jovens pesquisadores pelo mesmo caminho. Deixa também um vazio na vida de várias gerações de pesquisadoras e pesquisadores que se formaram durante os 41 anos do OPD. Seus amigos, colegas e familiares seguem em frente, inspirados por sua grande vontade de viver.


A Diretoria da Sociedade Astronômica Brasileira manifesta seu pesar pela perda de tão estimado colega, que foi sócio fundador desta sociedade. Expressamos nossas profundas condolências aos familiares e amigos.