desmosaic.png

Levantamento de energia escura (DES) tem início

14 de setembro de 2013 by ADM0

Em 31 de agosto deste ano tiveram início as observações do Dark Energy Survey (DES, Levantamento de Energia Escura). O DES é um consórcio de 6 países, incluindo o Brasil, sendo o DES-Brazil apoiado pelo Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA), composto por pesquisadores de várias instituições brasileiras (ON, CBPF, UFRGS, UFF, UNESP, CEFET-RJ, USP, LNCC, UFRJ)

Confira o press-release em:
https://www.linea.gov.br/wp-content/uploads/2013/09/PR-DES-9-3-13_portugues_final.pdf
O DES consiste do mapeamento de um oitavo do céu durante um período de 5 anos, utilizando uma câmera digital (DECAM) de 570 Megapixels, construída no Fermilab (Illinois/EUA), e montada no telescópio Blanco de 4 metros, instalado no Observatório de Cerro Tololo no Chile.

O objetivo do DES é estudar a expansão acelerada do Universo. Uma das explicações propostas para esta aceleração é a energia escura que acredita-se compor 70% do conteúdo do Universo e cuja natureza é até hoje misteriosa. O projeto pretende desvendar a energia escura através de observações de

Número de aglomerados de galáxias em função do desvio para o vermelho (redshift);
Distorções nas imagens das galáxias causadas pelo efeito de lentes gravitacionais fracas;
Caracterização da distribuição de galáxias em grande escala e;
Variação da distância de supernovas do tipo Ia com redshift.

Para tanto, durante o período de cinco anos do levantamento, serão observados 300 milhões de galáxias e 100.000 aglomerados de galáxias. Também se estima que serão descobertas 4000 novas supernovas. Os cinco testes básicos para aceitação dos dados serão realizados pelo grupo DES-Brazil, em associação com a equipe do LIneA.
A diretoria da SAB parabeniza a equipe do LIneA por esta iniciativa, além do que muito provavelmente ainda atrairá e contribuirá para a formação de jovens talentos.

Adriana Válio
Presidente