Levantamento de energia escura (DES) tem início
Em 31 de agosto deste ano tiveram início as observações do Dark Energy Survey (DES, Levantamento de Energia Escura). O DES é um consórcio de 6 países, incluindo o Brasil, sendo o DES-Brazil apoiado pelo Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA), composto por pesquisadores de várias instituições brasileiras (ON, CBPF, UFRGS, UFF, UNESP, CEFET-RJ, USP, LNCC, UFRJ)
Confira o press-release em:
https://www.linea.gov.br/wp-content/uploads/2013/09/PR-DES-9-3-13_portugues_final.pdf
O DES consiste do mapeamento de um oitavo do céu durante um período de 5 anos, utilizando uma câmera digital (DECAM) de 570 Megapixels, construída no Fermilab (Illinois/EUA), e montada no telescópio Blanco de 4 metros, instalado no Observatório de Cerro Tololo no Chile.
O objetivo do DES é estudar a expansão acelerada do Universo. Uma das explicações propostas para esta aceleração é a energia escura que acredita-se compor 70% do conteúdo do Universo e cuja natureza é até hoje misteriosa. O projeto pretende desvendar a energia escura através de observações de
Número de aglomerados de galáxias em função do desvio para o vermelho (redshift);
Distorções nas imagens das galáxias causadas pelo efeito de lentes gravitacionais fracas;
Caracterização da distribuição de galáxias em grande escala e;
Variação da distância de supernovas do tipo Ia com redshift.
Para tanto, durante o período de cinco anos do levantamento, serão observados 300 milhões de galáxias e 100.000 aglomerados de galáxias. Também se estima que serão descobertas 4000 novas supernovas. Os cinco testes básicos para aceitação dos dados serão realizados pelo grupo DES-Brazil, em associação com a equipe do LIneA.
A diretoria da SAB parabeniza a equipe do LIneA por esta iniciativa, além do que muito provavelmente ainda atrairá e contribuirá para a formação de jovens talentos.
Adriana Válio
Presidente