rvst8zrh.bmp

Habitabilidade e o campo magnético do Sol jovem

21 de março de 2016 by ADM0

A relação ente a Habitabilidade e o campo Magnético do Sol Jovem é tema de Artigo com muita repercussão de Astrônomos Brasileiros

Cerca de quarto bilhões de anos atrás a vida surgiu na Terra. A vida surgiu porque nosso planeta possuía uma superfície rochosa, água em estado líquido e uma atmosfera espessa. Mas a vida floresceu graças a um outro ingrediente necessário: a presença de um campo magnético protetor. Um novo estudo sobre uma estrela similar ao Sol jovem chamada Kappa Ceti demonstrou que o campo magnético desempenhou um papel fundamental no sentido de tornar a terra jovem propícia à vida.

“Para ser habitável, um planeta precisa de calor, água em estado liquido, e necessita ser protegido das ações de um Sol jovem e violento”, diz o principal autor do artigo o Dr. Jose-Dias Do Nascimento, pesquisador no Centro Smithsonian de Astrofísica da Universodade de Harvard (CfA), Boston, USA e professor da Universidade Federal Rio Gtande do Norte (UFRN), Brasil.

O resultado dos Astrônomos Brasileiros da UFRN, UFRJ, Harvard e outras universidades foram publicados no ApJ Letters esta semana e com ressonância e destaque nas principais paginas de Ciência dos principais jornais do Brasil e do Mundo.

Press Release da Harvard University: https://www.cfa.harvard.edu/news/2016-06

https://smithsonianscience.si.edu/2016/03/young-sun-like-star-shows-magnetic-field-critical-life-early-earth/

https://www.washingtonpost.com/news/speaking-of-science/wp/2016/03/17/how-this-stars-weather-could-help-us-find-alien-life/

https://revistapesquisa.fapesp.br/2016/03/16/campo-magnetico-primitivo-teria-permitido-vida-na-terra/