IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis

Investigando o impacto das intervenções de programas de extensão no cotidiano escolar

Gabriel Wolter Martell 1, Paulo Lima Junior 2, Daniela Borges Pavani 3

1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul, gabriel.martell@ufrgs.br

2 Universidade de Brasília, paulolimajr@unb.br

3 Universidade Federal do Rio Grande do Sul, dpavani@if.ufrgs.br

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) implementa desde 2009 o programa “Ciência na Sociedade Ciência na Escola”, cujo objetivo é estimular projetos voltados à popularização e à difusão da ciência e tecnologia nos diversos grupos sociais e no meio escolar. Através deste programa desenvolvemos o projeto “Formação de Professores para o Ensino de Ciências através da Astronomia” voltado a professores da Educação Básica da rede estadual do RS e da rede municipal de Porto Alegre. As ações de formação ocorrem por meio do programa de extensão do Departamento de Astronomia do Instituto de Física da UFRGS, “Observatório Educativo Itinerante (OEI)”. A colaboração com docentes destas redes para o desenvolvimento de sequências, atividades e abordagens didáticas centradas em Tópicos de Astronomia e Física ocorrem através do Programa “Aventureiros do Universo: Universidade+Escola trilhando juntos novos caminhos”.  Para investigarmos o impacto de nossas intervenções no cotidiano escolar selecionamos 9 professores para realização de entrevistas semi-estruturadas, gravadas em áudio. Destes, 6 atuam na rede estadual, sendo 3 do interior e 3 da capital, e 3 atuam na rede municipal de ensino da capital. Todos têm participado sistematicamente de nossas ações nos últimos 4 anos.  As entrevistas foram organizadas em 3 momentos: (1) Trajetória Profissional, (2) Sobre as Atividades de Ensino no Momento Atual e (3) Como era antes da Interação com o OEI e Aventureiros. Nosso objetivo é contextualizar os professores em termos de percursos profissionais, como planejam e executam suas atividades atualmente e o que mudou em sua prática didática após a interação com nossos programas de extensão. As entrevistas estão sendo transcritas e interpretadas com base no método de análise categorial temática, que consiste em identificar temas recorrentes nas transcrições. Ela permitirá rastrear elementos transversais aos depoimentos de todos os entrevistados. No presente pôster apresentaremos o perfil dos entrevistados, a relação destes com os projetos e uma análise preliminar das entrevistas realizadas em função das categorias por nós identificadas.

Palavras-chave: ensino; ciências; impacto; análise.


Trabalho Completo