– Programação Geral (Entrada e Pátio frontal ao Auditório – IFG) (Pátio frontal ao Auditório – IFG) (Pátio frontal ao Auditório – IFG) (Pátio frontal ao Auditório – IFG) (Pátio frontal ao Auditório – IFG) (Pátio frontal ao Auditório – IFG) Credenciamento e entrega de materiais 26/07 Cerimônia de Abertura 27/07 Mesa Redonda 1 Atividade Cultural 1 28/07 Palestra 2 Encontros de Pesquisa A Pós-Graduação em ensino e educação em Astronomia no Brasil Atividade Cultural 2 29/07 Mesa Redonda 2 Local: Auditório – IFG – Cursos para pesquisadores em Educação em Astronomia e III Escola de Formação de Professores em Educação em Astronomia Dia 26/07/2016 – terça-feira, em quatro horários entre 8h e 18h. Colégio Santo Agostinho – Goiânia – GO Faça a sua inscrição aqui: https://snea-iv.planetarios.org.br/cursos Programação dos Cursos III ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA III ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA CURSOS PARA PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA João Batista Garcia Canalle (UERJ) Melina Silva de Lima (Faculdades SENAI) João Batista Garcia Canalle (UERJ) Gustavo Iachel (UEL) Jorge Ernesto Horvath (USP) Eliana Fernandes Borragini (UFRGS) Juan Bernardino Marques Barrio (UFG) Jorge Ernesto Horvath (USP) Eliana Fernandes Borragini (UFRGS) Rodolpho Caniato PROGRAMAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES ORAIS E DE PÔSTERS – Comunicações Orais e Painéis APRESENTAÇÕES DOS TRABALHOS – Comunicações Orais Coordenador: Paulo S. Bretones Coordenador: Elizandra Freitas Moraes Borges Coordenador: Juan Bernardino Marques Barrio Coordenador: Daniel Bruno Vinhal dos Reis Coordenador: Lídia Carla do Nascimento Coordenador: Sérgio M. Bisch APRESENTAÇÕES DOS TRABALHOS – Painéis Local: Pátio do IFG
IV SNEA – Programa
26/07/2016
Terça-feira 27/07/2016
Quarta-feira 28/07/2016
Quinta-feira 29/07/2016
Sexta-feira
8:00-9:40
Curso para Professores – Programação em separado
(Colégio Santo Agostinho)Comunicações Orais A
(Sala de Cinema – IFG)Comunicações Orais D (Auditório – IFG)
Comunicações Orais E (Auditório – IFG)
9:40-10:30
Coffee break
(Colégio Santo Agostinho)Pôsteres A
Lançamento de livros
Pôsteres C
Foto coletiva dos participantes
Pôsteres E
10:30-12:10
Curso para Professores
(Colégio Santo Agostinho)Comunicações Orais B
(Auditório – IFG)Palestra 2
(Auditório – IFG)Comunicações Orais F (Auditório – IFG)
12:10-14:00
Intervalo
Intervalo
Intervalo
Intervalo
14:00-15:30
Curso para Professores
(Colégio Santo Agostinho)Mesa Redonda 1
(Auditório – IFG)Encontros de pesquisas
(Sala de Cinema – IFG e Planetário da UFG)Mesa Redonda 2
(Auditório – IFG)
15:30-16:30
Coffee break
(Colégio Santo Agostinho)Coffee break
Pôsteres B
Coffee break
Pôsteres D
Coffee break
Pôsteres F
16:30-18:10
Curso para Professores
(Colégio Santo Agostinho)
(Entrada do Auditório – IFG)Comunicações Orais C
(Auditório – IFG)Assembleia
(Sala de Cinema – IFG)Encerramento
(Auditório – IFG)
18:30
Cerimônia de Abertura e Palestra 1 (Auditório – IFG)
Atividade cultural 1 (Planetário da UFG)
Atividade cultural 2 (Planetário da UFG)
Palestra 1
Cuestiones actuales de Didáctica de la Astronomia entre Tolomeu y Copérnico
Nicoletta Lanciano (Università di Roma “La Sapienza” – Itália)
Local: Auditório – IFG
Pesquisa e Ensino de Astronomia Cultural
Luís Paulo de Carvalho Piassi (USP)
Luiz Carlos Jafelice (UFRN)
Mediador: Jorge Ernesto Horvath (USP)
Local: Auditório – IFG
Sessão de Planetário e observação do céu com telescópios
Local: Planetário da UFG
Astronomia Cultural no Ensino de Astronomia?
Luiz Carlos Jafelice (UFRN)
Local: Auditório – IFG
Projeto de Observação Conjunta
Coordenador: Néstor Camino (UNPSJB – Argentina)
Local: Sala de Cinema – IFG
Coordenador: Paulo H. A. Sobreira (UFG)
Local: Planetário da UFG
Atração Musical e observação do céu com telescópios
Local: Planetário da UFG
A Astronomia nas Bases Curriculares Comuns
Elysandra Figueredo Cypriano (USP)
Cristina Leite (USP)
Geovana Reis (UFG)
Mediador: Juan Bernardino Marques Barrio (UFG)
Rua 55 n. 63, esquina com Rua 56 (entrada pela Rua 56)
Evento do IV SNEA – Simpósio Nacional de Educação em Astronomia
Inscrições gratuitas e até dia 15/07/2016
SALA A
SALA B
SALA C
8:00-9:30
Desenhando corretamente as órbitas dos planetas e cometas de olhos fechados
Ensinando sobre as fases da Lua: um experimento simples e de baixo custo
9:30-10:30
Coffee break
Coffee break
Coffee break
10:30-12:00
Comparação dos volumes dos planetas e do Sol e do Sol com as demais estrelas
Construção de telescópios refratores de baixo custo
12:00-14:00
Intervalo
Almoço
Almoço
14:00-15:30
Estrelas
De Kepler a Newton: gravitação universal ao alcance de todos (1ª parte)
Metodologias de pesquisa em Educação em Astronomia
15:30-16:30
Coffee break
Coffee break
Coffee break
16:30-18:00
Cosmologia
De Kepler a Newton: gravitação universal ao alcance de todos (2ª parte)
Educação com Astronomia
Para ver a Programação das Apresentações, clique aqui.
Tempo de Apresentação: 15 minutos + 5 minutos de discussão
Comunicações Orais A (quarta-feira 27/07) – Sala de Cinema – IFG
Hora
Título do trabalho
Autores
resumo
8h
O ENSINO DE ASTRONOMIA E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS: RELAÇÕES POSSÍVEIS
Fábio Matos Rodrigues e Viviane Briccia do Nascimento
p.
8h20
INTERPRETAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DE LICENCIANDOS EM FÍSICA ACERCA DOS MODELOS GEOCÊNTRICO E HELIOCÊNTRICO
Flávia Polati e João Zanetic
p.
8h40
CONCEPÇÕES SOBRE O SOL: UMA PROPOSTA DE CATEGORIZAÇÃO
Marcia Regina Santana Pereira
p.
9h
UM ESTUDO SOBRE AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DO MOVIMENTO APARENTE DO SOL NO CONTEXTO DO PROJETO ANALEMA
Bianca Gellacic, Vanessa Maira dos Santos, Rodolfo Langhi
p.
9h20
UMA LEITURA PEIRCEANA DE NÍVEIS DE SIGNIFICADO DAS ESTAÇÕES DO ANO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Daniel Trevisan Sanzovo e Carlos Eduardo Laburú
p.
Comunicações Orais B (quarta-feira 27/07) – Sala de Cinema – IFG
Hora
Título do trabalho
Autores
resumo
10h30
O ENSINO DE ASTRONOMIA NO NÍVEL MÉDIO: UM ESTUDO COM PROFESSORES NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE
João Feliciano de Souza Júnior e Auta Stella de Medeiros Germano
p.
10h50
ESTILOS DE PENSAMENTO E AS INTERPRETAÇÕES SETECENTISTAS SOBRE A ORIGEM DAS MANCHAS SOLARES
Maria Amélia Monteiro
p.
11h10
O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO ABORDAGEM DIDÁTICA EM TEMAS DE ASTRONOMIA: POSSIBILIDADES DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Fábio Matos Rodrigues, Viviane Briccia do Nascimento, Camile Barbosa Moraes
p.
11h30
INSERÇÃO DE EXPERIMENTOS HISTÓRICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A PARTICIPAÇÃO DE LICENCIANDOS EM FÍSICA NO PROJETO ERATÓSTENES 2015
Flávia Polati et al.
p.
11h50
UM RECORTE SOBRE A EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CURITIBA: Documento oficial e Professores
Angel Honorato e Marcos Antonio Florczak
p.
Comunicações Orais C (quarta-feira 27/07) – Sala de Cinema – IFG
Hora
Título do trabalho
Autores
resumo
16h30
O ENSINO DE ASTRONOMIA NOS CONTEXTOS BRASILEIRO E PORTUGUÊS
Alessandra Daniela Buffon e Marcos Cesar Danhoni Neves
p.
16h50
ELEMENTOS DE ASTRONOMIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO PÚBLICO PRIMÁRIO DO OITOCENTOS BRASILEIRO
Elrismar Auxiliadora Gomes de Oliveira e Cristina Leite
p.
17h10
A LEI FEDERAL Nº 11.645 E OS MATERIAIS DIDÁTICOS EM ENSINO DE ASTRONOMIA CULTURAL
Marta de Souza Rodrigues e Cristina Leite
p.
17h30
Ensino de Astronomia no Ensino Médio, uma proposta
Evonir Albrecht e Marcos Rincon Voelzke
p.
17h50
Noções de Astrofísica e de Cosmologia Moderna nas Aulas de Física do Ensino Médio: Uma Sequência Didática a partir do Paradoxo de Olbers
Sophia Feld Santos e Marcos Antonio Florczak
p.
Comunicações Orais D (quinta-feira 28/07) – Auditório – IFG
Hora
Título do trabalho
Autores
resumo
8h
OBSERVANDO A LUA COM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA
Paula Cristina da Silva Gonçalves Simon e Paulo Sérgio Bretones
p.
8h20
A EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO DE OLHO NO CÉU: ENSINO DE ASTRONOMIA PARA ALUNOS/AS DO FUNDAMENTAL
Uélber de Carvalho Farias et al.
p.
8h40
A LITERATURA INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES NA PRIMEIRA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA “VIAGEM AO CÉU” COM MONTEIRO LOBATO
Elizandra Freitas Moraes Borges e Juan Bernadino Marques Barrio
p.
9h
A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE STELLARIUM COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO
Graciene Carvalho Vieira, Arilson Paganotti, Marcos Rincon Voelzke
p.
9h20
TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E O ENSINO DE ASTRONOMIA: O USO DO SOFTWARE STELLARIUM NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Fábio Matos Rodrigues e Viviane Briccia do Nascimento
p.
Comunicações Orais E (sexta-feira 29/07) – Auditório – IFG
Hora
Título do trabalho
Autores
resumo
8h
O ENSINO DE ASTRONOMIA SOB A LUZ DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: AS ESTAÇÕES DO ANO
Agatha Ribeiro Santana e Rodolfo Langhi
p.
8h20
UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA AS ESTAÇÕES DO ANO
Daiana Pellenz e Odilon Giovannini
p.
8h40
UMA PROPOSTA DE ENSINO PROBLEMATIZADORA E DIALÓGICA SOBRE O SISTEMA SOL-TERRA-LUA.
Sérgio Mascarello Bisch
p.
9h
DETERMINAÇÃO OBSERVACIONAL DO ANALEMA. PROJETO DE OBSERVAÇÃO COMUM SULAMERICANO
Néstor Camino et al.
p.
9h20
SOMBRAS NUMA MONTANHA. DETERMINACAO DA VELOCIDADE DA ROTAÇÃO TERRESTRE
Néstor Camino et al.
p.
Comunicações Orais F (sexta-feira 29/07) – Auditório – IFG
Hora
Título do trabalho
Autores
resumo
10h30
A OBSERVAÇÃO DO CÉU NAS PROPOSTAS CURRICULARES ESTADUAIS E NOS LIVROS DIDÁTICOS
Gleice Kelen Dornelles Costa e Cristina Leite
p.
10h50
EDUCAÇÃO NÃO FORMAL EM UM PLANETÁRIO MÓVEL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Sonia Elisa Marchi Gonzatti, Andreia Spessatto De Maman, Werner Haetinger
p.
11h10
REPRESENTAÇÕES SOBRE AS ESTRUTURAS DO UNIVERSO EM UMA VISITA AO PLANETÁRIO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Bruna Raíssa Gomes dos Santos e Auta Stella de Medeiros Germano
p.
11h30
VISITAS ESCOLARES EM UM OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO: CONHECIMENTO, INTERESSES E EXPECTATIVAS DOS ALUNOS
Fernando Roberto da Costa Linhares e Silvania Sousa do Nascimento
p.
11h50
FORMAÇÃO DE MONITORES PARA ATIVIDADES DE DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA ASTRONOMIA: UMA NECESSIDADE ATUAL
Lucas Guimarães Barros e Rodolfo Langhi
p.
Autores devem estar disponíveis junto aos seus painéis
Painéis A – 9h40-10h30 (quarta-feira 27/07)
Título do trabalho
Autores
resumo
CONSTRUINDO OS CONTEÚDOS CIENTÍFICOS A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DO UNIVERSO NO ENSINO DE ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Antonio José Mineiro Junior, Kleyton Pereira Martins da Silva, Juan Bernardino Marques Barrio
p.
OBSERVAÇÃO CELESTE A OLHO DESARMADO
Wilson Henrique Tatto, Gelson Folle, Tina Andreolla
p.
CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ACERCA DA VIDA NO UNIVERSO
João Paulo Brito Siqueira e Victor Peres Silva
p.
A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA
Bruno Souza Lima, Alessandra Lisboa da Silva, Marcos Paulo Barbosa
p.
UM ASPECTO DO ENSINO DE ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DE CASO NO INTERIOR DO RN
Danilo Olimpio de Aquino e Ciclamio Leite Barreto
p.
Desenhos no Céu
Lídia Carla do Nascimento et al.
p.
ANÁLISE E PREVISÃO DA ATIVIDADE SOLAR
Marina Marques de Almeida Rosa da Cruz et al.
p.
O USO DO GNOMON NO ESTUDO DA ASTRONOMIA E SUA SIMULAÇÃO EM SALA DE AULA
Heliomárzio Rodrigues Moreira, Mairton Cavalcante Romeu, Paulo Otavio Bezerra Freitas Gouveia
p.
O SOFTWARE STELLARIUM COMO MEDIADOR TECNOLÓGICO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA EM SÉRIES DO FUNDAMENTAL I
Valéria Alves da Costa et al.
p.
LANÇAMENTO DE FOGUETES DIDÁTICOS À PROPULSÃO DE ÁGUA
Tina Andreolla e Magnun Felipe Maciel
p.
ASTROBIOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E TRANSDISCIPLINAR PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Lizangela Maria Almeida da Silva et al.
p.
METODOLOGIA ATIVA E INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE FUSO HORÁRIO NO ENSINO MÉDIO.
Mateus Araujo Bezerra Gamper, Robson Medrado de Oliveira, Juan Bernardino Marques Barrio
p.
CONSTRUÇÃO DE MODELOS ASTRONOMICOS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA: UMA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Fábio Matos Rodrigues e Viviane Briccia do Nascimento
p.
Painéis B – 15h40-16h30 (quarta-feira 27/07)
Título do trabalho
Autores
resumo
UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA COM O USO DO SOFTWARE ASTRO 3D
Leandro Donizete Moraes e Arthur Justiniano Roberto Júnior
p.
COORDENADAS GEOGRÁFICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Robson Medrado de Oliveira, Mateus Araujo Bezerra Gamper, Juan Bernardino Marques Barrio
p.
PROBLEMATIZAÇÃO E DIALOGICIDADE NO ENSINO DE ASTRONOMIA PARA O ENSINO MÉDIO: JÚRI SIMULADO SOBRE A NECESSIDADE DE INVESTIMENTOS EM PESQUISAS SOBRE O UNIVERSO
Robson Leone Evangelista e Sérgio Mascarello Bisch
p.
RPG: FERRAMENTA DE ENSINO EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL NO ENSINO DE ASTRONOMIA
Victor Teodoro de Souza e Juan Bernardino Marques Barrio
p.
ASTRONOMIA: MOTIVAÇÃO NO APRENDIZADO DE PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA
Viviane Magnan Savela Silva et al.
p.
UMA PRÁTICA DE DETERMINAÇÃO DA CONSTANTE SOLAR
Alessandro Chicarelli Pereira e Lev Vertchenko
p.
ASTRONOMIA NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL
Elizandra Freitas Moraes Borges e Juan Bernardino Marques Barrio
p.
EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA COMO ELETIVA NO ENSINO MÉDIO INTEGRAL
Daniel Bruno Vinhal dos Reis
p.
A ÚLTIMA PERGUNTA: O CONTO DE FICÇÃO CIENTÍFICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ASTRONOMIA.
Luís Fernando Gomes Fernandes e Alexsandro Pereira Lima
p.
CONSTRUINDO O DIAGRAMA HR COM O USO DO STELLARIUM NO ENSINO MÉDIO
Maurício Girardi, Daniela Borges Pavani, Alan Alves Brito
p.
A INFLUÊNCIA DO SOL SOBRE AS FORÇAS DE MARÉS
Eduardo Rocha de Souza
p.
UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA: JOGO BATALHA ESPACIAL
Clara Lúcia F. de Souza, Alexandra G. da Silva, Damiana P. de Sousa
p.
Painéis C – 9h40-10h30 (quinta-feira 28/07)
Título do trabalho
Autores
resumo
ENSINO ATRAVÉS DE MIDIAS VISUAIS DO SOL E SUAS CARACTERÍSTICAS.
Áurea Cristina Pires Marcelino e Leiana Camargo
p.
MAPAS CONCEITUAIS E SEU USO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM E ENSINO DE CONCEITOS DE ASTRONOMIA: UM ESTUDO DE CASO
Marconi Frank Barros e Sérgio Mascarello Bisch
p.
MODELO TRIDIMENSIONAL DO SOL: RECURSO DIDÁTICO PARA ANALISAR DIMENSÕES DA ESTRUTURA INTERNA E ORIGEM DA SUA ENERGIA
Marcelo Antonio Amorim et al.
p.
Software CELESTIA em Parceria com o Observatório SOFIA: Ferramentas de Divulgação e Alfabetização Científica
Luis Ricardo Pereira Mucciaroni et al.
p.
ASTROFÍSICA ESTELAR E SUAS POTENCIALIDADES PARA O ENSINO DE FÍSICA
Mônica Bandecchi da Fonseca Vieira e Jorge Ernesto Horvath
p.
SIMULADOR DIGITAL DAS LEIS DE KEPLER NO ENSINO DE ASTRONOMIA
Edriano Carlos Campana e Rodolfo Langhi
p.
ESFERA DE MADEIRA: UMA PROPOSTA DE MODELO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA
Anderson Giovani Trogello et al.
p.
MODELO EM ESCALA DE TAMANHO DO SISTEMA SOLAR: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mariella Patti e Rodolfo Langhi
p.
DESENVOLVIMENTO DE UM MOOC EM ASTROBIOLOGIA: UMA ABORDAGEM ÀS ORIGENS DA VIDA
Rodrigo de Souza e Elysandra Figueredo Cypriano
p.
UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM CTS NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO ENVOLVENDO A ASTRONÁUTICA
Mateus Benevenutti Moreira e Aline Tiara Mota
p.
OBA! UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA NO ENSINO DE ASTRONOMIA
Bruno Souza Lima e Alessandra Lisboa da Silva
p.
ENSINO DE CONTEÚDOS RELATIVOS À EXOPLANETOLOGIA NA GRADUAÇÃO EM FÍSICA
Gustavo Iachel
p.
Painéis D – 15h40-16h30 (quinta-feira 28/07)
Título do trabalho
Autores
resumo
OBSERVATÓRIO LOCAL DO HORIZONTE DA ESCOLA – OLHE: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA
Marcos Daniel Longhini, Hanny Angeles Gomide, Thiago Machado Luz
p.
DIVULGAÇÃO DA ASTRONOMIA ATRAVÉS DE MIDIAS DIGITAIS
Carolina Rothe Mayer, Tina Andreolla, Luísa Teodoro
p.
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS NO ESTADO DO PARANÁ PARA O ENSINO DA ASTRONOMIA
Michel Corci Batista et al.
p.
A PARTICIPAÇÃO DOS PIBIDIANOS DE FÍSICA DO IFMG CONGONHAS NA PREPARAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL CÔNEGO LUIZ VIEIRA DA SILVA NA XVIII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA
Wagner Carvalho Peixoto e Arilson Paganotti
p.
O ENSINO DE ASTRONOMIA, ASTROFÍSICA E COSMOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR DE FÍSICA
Brendon Sebastião Marcos Barros et al.
p.
O ENSINO DE ASTRONOMIA NAS UNIVERSIDADES PARA OS FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.
Peter Leroy Faria e Renato Augusto de Jesus
p.
CARACTERIZAÇÃO DE UM CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DE ASTRONOMIA E ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS CURSISTAS
Renata Cristina de Andrade Oliveira et al.
p.
CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA: INVESTIGAÇÃO EM GRUPO DE PROFESSORES DE PORTO ALEGRE
Afonso Moresco Zucco, Daniela Borges Pavani, Alan Alves Brito
p.
A CONTEXTUALIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE UM CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA VOLTADO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Rachel Zuchi Faria et al.
p.
INVESTIGANDO O IMPACTO DAS INTERVENÇÕES DE PROGRAMAS DE EXTENSÃO NO COTIDIANO ESCOLAR
Gabriel Wolter Martell, Paulo Lima Junior, Daniela Borges Pavani
p.
Painéis E – 9h40-10h30 (sexta-feira 29/07)
Título do trabalho
Autores
resumo
UM ESTUDO SOBRE A ADAPTAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM ASTRONOMIA DO HEMISFÉRIO NORTE PARA O HEMISFÉRIO SUL
Telma Cristina Dias Fernandes, Roberto Nardi, Nicoletta Lanciano
p.
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM ASTRONOMIA: O QUE DIZEM AS PESQUISAS?
Fabiana Andrade de Oliveira e
Rodolfo Langhip.
PLANETÁRIO DIGITAL DE ANÁPOLIS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
Fabrizio de Almeida Ribeiro,
Juliana Vasconcelos Braga, Lídia Carla do Nascimentop.
A ASTRONOMIA COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA
Kleyton Pereira Martins da Silva e Antonio Jose Mineiro Junior
p.
RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ASTRONOMIA
Isabela Marinho Menezes e
Jose Roberto Nogueira
p.
ASTRONOMIA NA ESCOLA
Isabela Marinho Menezes e Angel Fidel Vilche Pena
p.
VOLTA AO MUNDO EM 80 CARTÕES
Wanderley Marcílio Veronez, Avanilde Polak, Marcelo Emilio
p.
O USO DA ASTROFOTOGRAFIA PARA A DIVULGAÇÃO DE ASTRONOMIA: TÉCNICA E METODOLOGIA
Laura Neves do Amaral, João Rodrigo Souza Leão, Fabrício Ferrari
p.
ASTROFÍSICA: CIÊNCIA E CULTURA NA TERCEIRA IDADE
Guilherme Bruxel e Alan Alves Brito
p.
Painéis F – 15h40-16h30 (sexta-feira 29/07)
Título do trabalho
Autores
resumo
OS PRIMEIROS 7 ANOS DO OBSERVATÓRIO SOFIA: GÊNESE, OBSERVAÇÕES, DIVULGAÇÃO, ASTROFOTOGRAFIA E IMPACTO
João Rodrigo Souza Leão et al.
p.
DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CULTURA CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA: ESTUDO DE CASO DO PLANETÁRIO DIGITAL DE ANÁPOLIS
Juliana Vasconcelos Braga et al.
p.
A DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ana Maria Vieira de Souza et al.
p.
PROJETO ERATÓSTENES BRASIL 2010 A 2015
Samanta Ferreira Silva Antonio
p.
EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA POR MEIO DA GEOGRAFIA E DA CULTURA
Érika Kênia Sales Pereira
p.
CONCEPÇÕES SOBRE O SISTEMA SOLAR DE ESTUDANTES DA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE VITÓRIA, ES
Estevão Prezentino Sant’Anna e Sérgio Mascarello Bisch
p.
ENSINO INTERCULTURAL EM ASTRONOMIA COM CRIANÇAS INDÍGENAS
Maria José Ribeiro de Sá et al.
p.
O CÉU FALA E OS POVOS OUVEM: RELATO DE UMA AÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ASTRONOMIA CULTURAL
Ellen Regina Romero Barbosa, Hamilton Perez Soares Corrêa, Paula Santos Orofino
p.
O ESSENCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS: UMA PROPOSTA DE AULA BASEADA EM PASSAGENS DO LIVRO “O PEQUENO PRÍNCIPE”
Tomás Parussolo Alves dos Santos e Aline Tiara Mota
p.
ASTRONOMIA CULTURAL EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UMA DISCUSSÃO SOBRE MODELOS
Flaubert Meira Rocha Lacerda
p.