Nota de falecimento: Rodrigo Társia
Com pesar informo o falecimento, domingo, 17 de setembro, de nosso querido colega Rodrigo Dias Társia (1946-2023), professor e astrônomo aposentado do Departamento de Física da UFMG.
Rodrigo participou ativamente das atividades de escolha de sítio para um observatório nacional e da consequente criação do Observatório do Pico dos Dias, do Laboratório Nacional de Astrofísica – LNA/MCTI. Foi também o responsável principal pelo estabelecimento do Observatório Astronômico Frei Rosário, da UFMG, localizado no município de Caeté, MG.
Escreveu o livro “Astronomia Fundamental”, publicado pela Editora da UFMG em 1993 além de outras obras de Física Básica para Educação a Distância no Ensino Superior. Rodrigo Dias Társia concluiu o mestrado na UFMG em 1972 na área de astronomia, orientado pelo Dr. Sylvio Ferraz de Mello.
O asteroide 39564, descoberto pelo astrônomo belga Eric Walter Elst em 1992, foi batizado, em 2009, pelo Comitê de Nomenclatura de Pequenos Corpos, nos Estados Unidos, com o nome Tarsia = 1992 RT5, em sua homenagem. Rodrigo foi mentor de várias gerações de astrônomos da UFMG, e que resultou no presente grupo vibrante de astrônomos, atuante em várias áreas da pesquisa astronômica nacional e internacional.
Wagner Corradi
Diretor, Laboratório Nacional de Astrofísica – LNA/MCTI
A Diretoria da SAB se une ao pesar pela perda. Rodrigo Társia foi um dos astrônomos que se juntaram em 1974 para fundar a Sociedade Astronômica Brasileira. À família e amigos enviamos nossas profundas condolências.