V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

ASTROBIOLOGIA: CONHECIMENTOS, ATITUDES E IMAGENS

Caroline Antunes Rosa¹, Marcelo Emilio²
¹Universidade Estadual de Ponta Grossa, carolalixandre@gmail.com
²Universidade Estadual de Ponta Grossa/ Dep. Geociências, memilio@uepg.br

Resumo: Apesar do crescente desenvolvimento da Astrobiologia, são poucas as pesquisas de educação em Astrobiologia em todas as modalidades de ensino. Buscamos com esse trabalho identificar a importância da Astrobiologia para a formação de professores de Ciências e Biologia, além de reconhecer quais são os conhecimentos, atitudes e imagens que os acadêmicos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas (N=20) possuem sobre esta Ciência. As informações foram coletadas a partir da aplicação de um questionário. O conhecimento que os acadêmicos possuem sobre a Astrobiologia se divide em cinco categorias: Ciência que estuda/busca a vida no universo; Ciência que estuda a origem da vida; Ciência que estuda a evolução da vida; Ciência que busca identificar biomoléculas no espaço; Ciência que une a Astronomia à Biologia. Além disso, os acadêmicos associam a Astrobiologia principalmente a detecção remota de vida e a interação entre vida e eventos astrofísicos. As atitudes que os acadêmicos possuem em relação a Astrobiologia são satisfatórias, 55% dos investigados acreditam que essa Ciência é importante para a formação de professores de Ciências e Biologia e 45% acreditam ser muito importante. Sobre os conhecimentos científicos da Astrobiologia, 55% dos investigados acreditam que os utilizarão em sua vida profissional e 40% afirmaram que com certeza os utilizarão. Dentre as imagens que os licenciandos possuem sobre a Astrobiologia estão as de vida extraterrestre, oceanos em luas do Sistema Solar, microrganismos, exoplanetas, biomoléculas, sondas espaciais, vida na Terra e demais objetos astronômicos

Palavras-chave: Formação de professores; Astrobiologia;

Trabalho Completo