V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DAS FASES DA LUA

Damiana Pereira de Sousa1, Paulo Henrique Azevedo Sobreira2
 1 Universidade Federal de Goiás/Instituto de Estudos Socioambientais-Programa de Pós-Graduação em Geografia/damiana.ufg@gmail.com
2 Universidade Federal de Goiás/Instituto de Estudos Socioambientais/Planetário da UFG sobreiracosmografia@yahoo.com.br

Resumo: Esta pesquisa faz uma revisão conceitual das fases da Lua, por ser um conteúdo astronômico pouco compreendido por parte dos estudantes. Mostra como os pesquisadores em Educação em Astronomia trabalham e como ensinam as fases da Lua. Apresentam-se atividades propostas por estes pesquisadores que podem ser aplicadas em sala de aula. A partir desse estudo sugere-se uma atividade que pode ser aplicada nas escolas e contribuir para o processo de ensino-aprendizagem desse fenômeno astronômico. Esta atividade deve ser desenvolvida em forma de sequência didática. Realizou-se a revisão conceitual do fenômeno das fases da Lua. As pesquisas analisadas mostram que esse conteúdo gera dúvidas nos alunos, isso ocorre por que há equívocos nos materiais didáticos utilizados e falta de atividades que proporcionem aos estudantes visualizar o fenômeno de forma tridimensional. Os resultados das análises mostram também que as dificuldades dos alunos em compreender o fenômeno das fases da Lua dizem respeito a relacionar a fase que a Lua apresenta com a sua posição no céu em determinada hora. As atividades propostas ajudam a sanar essas dificuldades e são simples e de baixo custo, o que facilita a aplicação das mesmas em sala de aula.

Palavras-chave: Astronomia; Educação em Astronomia; Fases da Lua; Ensino de Astronomia.

Trabalho Completo