V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

O ENSINO DAS ESTAÇÕES DO ANO: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA GEOGRAFIA,
CIÊNCIAS NATURAIS E ARTE

Gabriela Fernandes Salgado1, Paulo Henrique Azevedo Sobreira2
1 Rede Pública de Ensino do Estado de Goiás/gabi_fern@hotmail.com
²Universidade Federal de Goiás/Instituto de Estudos Socioambientais/Planetário da UFG sobreiracosmografia@yahoo.com.br

Resumo: Este trabalho tem como tema o ensino das estações do ano. O primeiro alvo é mostrar como diferentes autores de livros clássicos de Astronomia ensinam o tema, mostrando que suas ilustrações são tão limitadas e ruins quanto as que são encontradas em livros didáticos, para explicar as causas de tal fenômeno. Em um segundo momento é apresentada uma revisão bibliográfica de alguns trabalhos desenvolvidos por pesquisadores da área de Educação em Astronomia sobre o ensino das estações do ano, para então estabelecer as principais dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos relacionados a esse tema. Por fim, a partir das atividades de ensino coletadas se sugere adaptações delas para se trabalhar as estações do ano na Educação Básica a partir de uma perspectiva interdisciplinar, contemplando os objetivos e conteúdos sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Procura-se com essas atividades, promover a interação entre Geografia, Ciências e Arte no ensino das estações do ano.

Palavras-chave: Estações do ano; Parâmetros Curriculares Nacionais; Interdisciplinaridade; Educação em Astronomia.

Trabalho Completo