V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

ASTRONOMIA COMO TEMA GERADOR DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS PARA ALUNOS SURDOS E ALUNOS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

Josiane Rodrigues dos Santos¹, Janaina da Silva Barbosa², Tina Andreolla³
¹UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Acadêmica de Especialização em Métodos Matemáticos/Professora da Educação Básica, josirodrigues0492@gmail.com
²UTFPR/DAMAT/Acadêmica de Licenciatura em Matemática, janaina.barbosaa@hotmail.com
³UTFPR/DAFIS/GEAstro/Professora do Magistério Superior, tina@utfpr.edu.br

Resumo: Este trabalho apresenta o projeto desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental cujo objetivo é trabalhar conceitos matemáticos através da Astronomia. Os participantes deste estudo foram alunos surdos de uma turma da sala especial, e também alunos do 9º ano de uma escola pública, na qual haviam alguns estudantes com dificuldade de aprendizagem. Tal projeto foi aplicado de forma a incentivar e motivar os estudantes a aprender Matemática e Astronomia, utilizando atividades de Astronomia. Primeiramente, foram expostos alguns vídeos, figuras e dinâmicas sobre o Sistema Solar. Após, trabalhouse com uma atividade retirada do livro de Astronomia da Agência Espacial Brasileira, que traz os planetas em uma determinada escala para ser comparados. Um tópico importante abordado foi a distância entre a Terra e a Lua. E então, chega-se ao ponto em que os discentes entendem o que é escala, raio, diâmetro, comprimento ou perímetro de uma circunferência/círculo e também da esfera. Além disso calculam qual escala foi usada nesta atividade, assim como compreendem o que é e também calculam a área e o volume dessas figuras geométricas.

Palavras-chave: Astronomia; Matemática; Inclusão.

Trabalho Completo