Marta de Souza Rodrigues1, Cristina Leite2 1 Mestra em Ensino de Ciências pelo Programa Interunidades/Universidade de São Paulo, martadesouza@gmail.com 2 Universidade de São Paulo/Instituto de Física, crismilk@if.usp.br A diversidade cultural tem sido um tema de discussão recorrente na educação durante as últimas décadas. Em 2008 a Lei Federal nº 11.645 modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e tornou obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena no âmbito de todo o currículo escolar. Neste contexto, o presente trabalho discute as possibilidades de atuação do ensino de astronomia no fortalecimento do debate sobre a diversidade cultural. De maneira mais específica, é proposta uma investigação sobre o papel da Lei Federal nº 11.645 no incentivo à criação de novos materiais neste âmbito, considerando a produção voltada à astronomia cultural. Palavras-chave: Diversidade cultural; Astronomia cultural; Lei Federal nº 11.645.
IV SNEA – Atas – Comunicações Orais
A LEI FEDERAL Nº 11.645 E OS MATERIAIS DIDÁTICOS EM ENSINO DE ASTRONOMIA CULTURAL