Valéria Alves da Costa1, Karine Ramos dos Santos2, Fabrícia Gomes da Silva3, Emanuel Veras de Souza4, Maria Girlandia de Sousa5 1 Instituto Federal do Piauí /Física/ valeriaalvesifpi@hotmail.com 2 Universidade Estadual do Piauí /Pedagogia/karineramos1@hotmail.com 3 Universidade Estadual do Piauí /Pedagogia/ fabriciagomess@hotmail.com 4 Instituto Federal do Piauí /Física/ emanuel.veras@ifpi.edu.br 5 Instituto Federal do Piauí /Física/ aurimell@hotmail.com Diante de tantos entraves que encontramos dentro do processo de ensino e aprendizagem, um deles se encontra nas poucas ferramentas metodológicas que são exploradas para instrumentalização dos conteúdos. Tal fato leva a repensar como a astronomia pode, embora permeie disciplinas como ciências e geografia, ser trabalhada dentro do contexto de sala de aula no 2º e 3º ano do Ensino Fundamental I. Delimita-se nesta pesquisa, a astronomia abordada no eixo temático Terra e Universo, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – ensino fundamental. A partir disso, tem-se como objetivo nessa proposta de trabalho, identificar tópicos relacionados à área, na disciplina de ciências da natureza e sugerir atividades de astronomia através de mídias tecnológicas. Para tanto, utilizar-se-á como recurso o software livre Stellarium para realizar simulações de fenômenos celestes, a partir de conceitos astronômicos retirados do livro-texto adotado. De fato, esse software é utilizado em inúmeros planetários móveis e por professores com essa finalidade. O presente trabalho busca avaliar a contribuição do software Stellarium no desenvolvimento de atividades astronômicas e verificar a aprendizagem dos alunos em relação aos conceitos expostos. O trabalho tem natureza qualitativa e as atividades acontecerão em três etapas: Serão realizadas inicialmente simulações através do software, dentre elas a sucessão de dias e noites permitindo o reconhecimento de astros no céu tais como estrelas, satélites e planetas (neste momento, além da visualização os alunos poderão conhecer aspectos conceituais relativos aos astros mencionados). Em seguida, após as simulações, realizarão uma atividade de reconhecimento de astros, por meio de figuras. Por fim, realizarão um teste com perguntas relacionadas aos conceitos expostos e simulados, verificando a contribuição do Stellarium para a aprendizagem. Supõe-se que ao fim das atividades, os alunos participantes adquiram o conhecimento do tema abordado e assimilem as imagens simuladas de forma significativa, relacionando-as com conceitos simultaneamente expostos por meio do software mencionado. Palavras-chave: Stellarium; Astronomia; Ensino Fundamental I. Trabalho Completo
IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis
O SOFTWARE STELLARIUM COMO MEDIADOR TECNOLÓGICO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA EM SÉRIES DO FUNDAMENTAL I