Tomás Parussolo¹, Aline Tiara Mota2 1 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, parussolotomas@gmail.com 2 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, aline.mota@ifrj.edu.br Este texto tem como objetivo apresentar uma proposta de situação de aprendizagem de Astronomia a partir de uma intervenção didática elaborada para a disciplina de Física em Sala de Aula II do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. A ideia surgiu a partir de uma atividade avaliativa na qual os licenciandos deveriam criar propostas didáticas relacionando Física e Arte. Este texto irá descrever a importância da utilização de temas sobre Astronomia e sua ligação com a Arte, como foco para a leitura de trechos do livro “O Pequeno Príncipe”. São apresentadas algumas sugestões de abordagem, valorizando o potencial motivador que este tipo de atividade propicia. Palavras-chave: Astronomia, Literatura, Leis de Kepler, O Pequeno Príncipe
IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis
O ESSENCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS: UMA PROPOSTA DE AULA BASEADA EM PASSAGENS DO LIVRO “O PEQUENO PRÍNCIPE”