Ellen Regina Romero Barbosa¹, Paula Santos Orofino2, Hamilton Perez Soares Corrêa3 1Graduanda em Física Licenciatura/UFMS/Instituto de Física, ellenfisicaufms@gmail.com 2Graduanda em Física Licenciatura/UFMS/Instituto de Física, paula.orofino@gmail.com 3Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Instituto de Física, hpsoares@gmail.com O Brasil possui uma identidade plural, rica em diversidade étnica e cultural. Entretanto, são comuns manifestações de discriminação étnica e social nos ambientes escolar, gerados por situações de conflito entre os envolvidos. Relatos e registros históricos dentro de ambientes formais de ensino apontam a dificuldade de se abordar temáticas ligadas aos preconceitos de natureza racial e étnica no país. Recentes pesquisas na área de ensino de astronomia apontam a Astronomia Cultural como um possível caminho para se abordar questões de multiculturalismo no ambiente escolar, ao propor reflexões sobre as diferentes concepções de sociedade, buscando mostrar a diversidade étnica e cultural presente no país. A experiência a ser relatada faz parte de uma ação pedagógica pautada na Astronomia Cultural, desenvolvida com educandos do nível médio de uma escola pública da Rede Estadual de Ensino de Campo Grande/MS, com o intuito de proporcionar a motivação dos educandos para as áreas de conhecimento científico e social, por meio de atividades que possibilitam o desenvolvimento pessoal e coletivo. O referencial teórico-metodológico utilizado se apresenta em uma abordagem etnográfica com pressupostos presentes nas perspectivas Freiriana e Vygotskyana apresentados por Gehlen (2009). Neste sentido, as atividades foram estruturadas em encontros semanais com flexibilidade para atender as necessidades, os interesses e as dificuldades apresentados pelos educandos durante a ação. Realizou-se a coleta de dados por meio de diário reflexivo do professor, materiais produzidos pelos educandos, registros de áudios e fotográficos. O processo de análise baseou-se na observação participante de cada encontro e em um olhar antropológico etnográfico pautado na metodologia Interativo/Construtiva a partir do círculo hermenêutico-dialético, conforme Xavier (2007). Ao final, constatou-se que esta abordagem possibilitou o debate de problemas sociais e culturais conflituosos presentes no estado de Mato Grosso do Sul, além de permitir o reconhecimento de diferentes concepções e visões culturais e científicas, favorecendo um ambiente de cooperação, respeito e solidariedade entre os educandos. Palavras-chave: Ensino de Astronomia Cultural; Educação para a diversidade; Pesquisa etnográfica. Trabalho Completo
IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis
O CÉU FALA E OS POVOS OUVEM: relato de uma ação pedagógica no ensino de astronomia cultural