Danilo Olimpio de Aquino1, Ciclamio Leite Barreto2 1 UFRN/Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática/aquinocaico@gmail.com 2 UFRN/Departamento de Física, Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática /ciclamio@fisica.ufrn.br Este trabalho trata de um estudo de caso realizado no município São Fernando, localizado no interior do Rio Grande do Norte, com objetivo de verificar de que forma os conteúdos de Astronomia estão sendo abordados no Ensino Médio regular, principalmente, no que diz respeito ao ciclo de vida de uma estrela. Para tanto, uma pesquisa de campo foi realizada apoiada na utilização de um questionário com dez (10) questões, aplicado a um grupo de 58 alunos das três séries do ensino médio em uma escola pública estadual situada no município. As respostas ao questionário foram agrupadas em cinco (05) categorias, descritas no texto, construídas em base da estruturação das questões. Os resultados são apresentados em tabelas e literalmente interpretados. Ademais, buscou-se averiguar se os resultados encontrados coincidem com estudos similares realizados em outras realidades escolares. A conclusão nos leva a confrontar uma realidade que parece ser comum na educação básica, qual seja, a de que seus concluintes saem da escola com uma intensa deficiência de conhecimentos astronômicos, o que constitui o desafio de reestruturar e ressignificar o ensino de Astronomia nesse nível de educação. Palavras-chave: Astronomia; Estrelas; Ensino Médio.
IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis
UM ASPECTO DO ENSINO DE ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DE CASO NO INTERIOR DO RN