IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis

PLANETÁRIO DIGITAL DE ANÁPOLIS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Fabrizio de A. Ribeiro1, Juliana V. Braga2, Lídia C. do Nascimento3

1 Prefeitura de Anápolis/Planetário Digital de Anápolis/fabrizioribeiro@anapolis.go.gov.br

2 Prefeitura de Anápolis/Planetário Digital de Anápolis/juliana.dct@anapolis.go.gov.br

3 Prefeitura de Anápolis/Planetário Digital de Anápolis/lidiacarla@anapolis.go.gov.br

Neste artigo, tratamos especificamente da estratégia de formação continuada dos professores, por meio de cursos, oficinas e palestras e sua relação com os resultados obtidos na participação do município nas edições XVII e XVIII da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA. No período de 2014 a 2015 foram capacitados 220 professores e obtivemos a participação 3900 alunos na OBA. No Ano de 2015 a cidade de Anápolis conquistou 67 medalhas, sendo 13 de ouro, 13 de prata e 41 de bronze. Destacamos ainda, o Planetário Digital de Anápolis como referência na divulgação e popularização da ciência e espaço de apoio aos professores que buscam novas ferramentas e possibilidades para suas rotinas didático-pedagógicas.

Palavras-chave: Astronomia; Divulgação e Popularização da Ciência; Capacitação de professores


Trabalho Completo