IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis

UM ESTUDO SOBRE A ADAPTAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE ASTRONOMIA DO HEMISFÉRIO NORTE PARA O HEMISFÉRIO SUL

Telma Cristina Dias Fernandes1, Roberto Nardi2, Nicoletta Lanciano3

1 Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus de Bauru, SP / Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciências, telma@fc.unesp.br

2 Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus de Bauru, SP / Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciências, nardi@fc.unesp.br

3 Università La Sapienza – Roma – Itália / Dipartimento di Matematica, nicoletta.lanciano@uniroma1.it

O presente trabalho descreve uma das fases de uma pesquisa mais ampla em andamento, na qual se busca discutir o potencial de determinado material didático, no formato de um diário, para o trabalho com conceitos de fenômenos astronômicos, em um curso de formação continuada de professores da Educação Básica, na área das ciências. São apresentadas as etapas da adaptação do referido material, a princípio criado para a realidade do Hemisfério Norte, para a realidade do Hemisfério Sul. Temas como: o horizonte visível, os horários do nascer, culminância e pôr do Sol e da Lua, a duração do dia de  acordo com o período do ano e da latitude do local de observação, equinócios, solstícios, estações do ano, fases da Lua, dentre outros, são abordados a partir de atividades desenvolvidas segundo as bases da Astronomia Observacional. A necessidade de se registrar diariamente os dados observados em um diário, além de revelar um caráter interdisciplinar, envolvendo distintas áreas do conhecimento, também aponta para a necessidade de diagnosticar, discutir e refletir sobre as dificuldades e expectativas dos docentes ao trabalharem com seus alunos atividades desenvolvidas a partir do uso do material didático em análise.

Palavras-chave: Astronomia; Astronomia Observacional; Educação em Astronomia; Material Didático; Formação Continuada de Professores.


Trabalho Completo