Afonso Moresco Zucco¹, Daniela Borges Pavani², Alan Alves Brito³ ¹Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Departamento de Física, afonsozucco@gmail.com ²Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Departamento de Astronomia, dpavani@if.ufrgs.br ³Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Departamento de Astronomia, alan.brito@ufrgs.br O Programa de Extensão do Departamento de Astronomia do IF/UFRGS “Observatório Educativo Itinerante/OEI”, é um programa de ciência, formação continuada de professores e divulgação científica, em atividade desde 1999 atuando no RS e SC. Dentre as ações realizadas destacamos as voltadas a professores da Educação Básica e Superior cujo objetivo é incentivar a introdução de atividades de Astronomia e Física no Ensino de Ciências e na matriz curricular numa perspectiva interdisciplinar, através da realização de cursos/oficinas de formação continuada de professores, bem como contribuir para a reflexão sobre práticas pedagógicas docentes e o papel social da escola. No segundo semestre de 2015 iniciamos uma colaboração com a Secretaria Municipal de Educação/SMED de Porto Alegre, RS, onde foram realizadas 4 oficinas. Duas delas com o tema “Astronomia nas Culturas” e duas envolvendo o uso de “Documentários em Sala de Aula”, com participação de 50 professores de 10 escolas distintas desta rede de ensino. No presente trabalho apresentaremos como foram desenvolvidas as oficinas e relataremos os primeiros resultados de uma investigação cujo objetivo foi identificar as concepções de ciência dos cursistas, usando como referência estudo anterior presente na literatura baseado em questões do VOSTS Views on ScienceTechnologySociety. Além disso, apresentaremos como a partir desta investigação e da construção do perfil dos professores participantes (área de formação, de pósgraduação, tempo de serviço, escola de atuação, etapa de atuação) organizamos as formações continuadas em Astronomia que ocorrerão a partir do segundo semestre de 2016, em parceria com a SMED/POA, com o objetivo de implementar um programa bem definido de Ensino de Astronomia desde as séries iniciais no município de Porto Alegre. Palavras-chave: Questionário; Concepções de Ciência; Formação Continuada. Trabalho Completo
IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis
CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA: INVESTIGAÇÃO EM GRUPO DE PROFESSORES DE PORTO ALEGRE