Michel Corci Batista1, Fernanda Peres Ramos2, Polonia Altoé Fusinato3, Ricardo Francisco Pereira4 1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR-CM / michel@utfpr.edu.br 2Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR-CM / fernandaramos@utfpr.edu.br 3 Universidade Estadual de Maringá – UEM / altoepoly@gmail.com 4 Universidade Estadual de Maringá – UEM / ricardoastronomo@gmail.com O ensino da Astronomia vem recebendo uma atenção cada vez mais acentuada nos últimos anos, conforme o volume aumentado de trabalhos apresentados em eventos e publicações da área. As atuais diretrizes curriculares para a disciplina de Ciências no Estado do Paraná apresentam cinco conteúdos estruturantes: Astronomia, Matéria, Energia, Sistemas Biológicos e Biodiversidade. Astronomia é um conteúdo estruturante que possibilita um trabalho pedagógico interdisciplinar, assim é de suma importância que o professor tenha uma formação consistente sobre o assunto, possibilitando uma avaliação dos materiais didáticos disponíveis nas escolas e possa utilizar a internet com segurança quanto aos conteúdos. Este trabalho objetivou por meio da pesquisa qualitativa realizar um estudo exploratório acerca das características e dos fundamentos que norteiam a formação do pedagogo para o ensino de astronomia em oito instituições de ensino paranaense, seis cursos de graduação oferecidos por instituições públicas de ensino superior, dois cursos de graduação oferecidos por instituições privadas e um curso de formação de docentes em nível médio, também ofertado por uma instituição pública. O material de análise para a investigação consistiu em ementas e programas detalhados das disciplinas Metodologia de Ensino de Ciências (MEC). Verificou-se que os programas acentuam os aspectos metodológicos em detrimento dos conteúdos específicos de Ciências Naturais havendo, em alguns casos, dissociação da prática de ensino no contexto da disciplina MEC. Palavras chave: Currículo. Ensino de Astronomia. Ensino Fundamental Trabalho Completo
IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS NO ESTADO DO PARANÁ PARA O ENSINO DA ASTRONOMIA