Marcos Daniel Longhini1, Hanny Angeles Gomide2, Thiago Machado Luz3 [1] Universidade Federal de Uberlândia/ Faculdade de Educação, mdlonghini@faced.ufu.br 2 Universidade Federal de Uberlândia/ Programa de Pós-Graduação em Educação, hannygomide@yahoo.com.br, 3 Instituto Federal de Goiás/ Câmpus Itumbiara, thiago.luz@ifg.edu.br Esse artigo se propõe a descrever como foi planejado e implementado um projeto de construção de um espaço de observação em uma escola pública estadual de Minas Gerais, que teve como pressuposto trabalhar, majoritariamente, com recursos de fácil acesso e de uma perspectiva topocêntrica. A esse espaço de observação intitulamos OLHE – Observatório Local do Horizonte da Escola. As ações desenvolvidas nesse espaço ocorreram por dois anos consecutivos, com turmas de estudantes do Ensino Fundamental e Médio da referida escola. Foram realizadas atividades de coleta de dados de temperatura, do volume de chuvas, medição de sombras para determinação da trajetória do Sol ao longo do dia e do ano, atividades de orientação para localização com bússola e também com referenciais no céu, além de observação das fases da Lua e do movimento do céu noturno. Tais ações levaram os alunos a realizar observações no decorrer do ano letivo, principalmente a olho nu, que os instigaram a acompanhar tanto as mudanças que ocorrem no céu quanto as do seu entorno. Palavras-chave: Referencial topocêntrico; Observatório; Escola.
IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis
OBSERVATÓRIO LOCAL DO HORIZONTE DA ESCOLA – OLHE: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA