Marcelo Antonio Amorim1, Denes Alves de Farias2, Cleyton Fernando Mendes Rufino3, Edite Maria dos Anjos4 1 Instituto Federal de Pernambuco – Campus Ipojuca/Física/marceloamorim@ipojuca.ifpe.edu.br 2 Instituto Federal de Pernambuco – Campus Ipojuca/denesfarias@gmail. com 3Instituto Federal de Pernambuco – Campus Ipojuca /cleytonfernando_27@hotmail.com 4Instituto Federal de Pernambuco – Campus Ipojuca/ edite.anjos2013@hotmail.com As pesquisas em Astronomia necessitam cada vez mais de novas tecnologias em todas as áreas, o que resulta em produtos que também trazem benefícios para a sociedade. Mas parcela da sociedade contemporânea desconhece a origem de tais benefícios. Isso mostra a necessidade da utilização de estratégias que motivem o estudo da Astronomia não apenas em espaços formais, mas também em espaços não formais. Esse trabalho utilizando modelo tridimensional procura contribuir para a divulgação da Astronomia. Como o interior do Sol constitui um importante laboratório, inclusive para os cientistas que pesquisam plasma de altas energias cujos experimentos são impossíveis de serem realizados em laboratórios terrestres, vislumbramos utilizá-lo como tema de estudo. O modelo tridimensional do Sol construído na escala 1:2784000000 e com todos os seus componentes colocados na forma de encaixe, possibilita que cada elemento seja retirado para ser utilizado nas atividades em grupo que serão sugeridas durante a apresentação. Para tornar o estudo do interior do Sol mais atraente foi utilizada uma lâmpada de plasma representando o núcleo, a qual permanece acesa para “simular” as colisões que ocorrem naquela região. Explica-se o ciclo próton-próton enfatizando o valor da temperatura no núcleo, a probabilidade da fusão entre dois prótons que é de uma em cada 1026 colisões como também a quantidade de hidrogênio que é convertida em hélio e em energia. Os demais componentes do interior do Sol são estudados com todas suas características e propriedades. Ministrou-se uma apresentação sobre o tema desse trabalho pela primeira vez para um grupo de estudantes do IFPE – Campus Ipojuca em caráter não formal, visto que Astronomia não faz parte dos componentes curriculares da referida instituição. Observamos uma grande motivação e interação durante a explanação, gerando muitos questionamentos sobre o tema favorecendo assim o processo ensinoaprendizagem. Palavras-chave: recurso didático; Astronomia; Sol. Trabalho Completo
IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis
MODELO TRIDIMENSIONAL DO SOL: RECURSO DIDÁTICO PARA ANALISAR DIMENSÕES DA ESTRUTURA INTERNA E ORIGEM DA SUA ENERGIA