Robson Medrado de Oliveira1; Mateus Araujo Bezerra Gamper2; Juan Bernardino Marques Barrio3 1 Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Goiás (robsonmedradooli@gmail.com) 2 Colégio expressão (mateusabezerra@gmail.com) 3Planetário da Universidade Federal de Goiás (juanbmb@hotmail.com) A história da Humanidade começa quando o homem primitivo olha para o céu e procura entender o que observa. Nesse sentido, a Astronomia continua despertando o interesse dos alunos e pode contribuir para a aplicação de inúmeros conteúdos matemáticos, podendo estes ser estudados de forma mais abrangente, favorecendo a aprendizagem. A sistematização das observações dos astros levou a necessidade de introduzir a matemática para explicar muitos dos fenômenos astronômicos, criando uma intima relação entre estas duas áreas de conhecimento. Assim, tendo em vista que cada vez mais os alunos vêm perdendo o interesse em estudar matemática por entender que a mesma não terá utilidade direta na sua vida o presente trabalho tem como objetivo propor o ensino das coordenadas geográficas como uma aplicação dos conteúdos estudados em matemática no ensino fundamental, tais como: ângulos, regra de três simples, sistema de coordenadas no plano cartesiano e no espaço, unidade de medida de ângulos, conversão de unidades, esfericidade da Terra, entre outros. A aplicação destes conhecimentos para a compreensão das coordenadas geográficas traz consigo o intuito de estabelecer uma ligação entre a formação e a capacidade de aprendizado dos alunos com estruturação em conceitos de interdisciplinaridade e contextualização dos assuntos abordados como propõe os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). Isto possibilita aos alunos do 9º ano do ensino fundamental a organização de conteúdos matemáticos, relacionados à Astronomia e a Geografia. Assim, a implementação desta proposta busca um dialogo entre os professores de Matemática e Geografia fundamentada na execução ativa de atividades a serem desenvolvidas. Pretende-se com o desenvolvimento das atividades a elaboração de um material metodológico, relacionando os conteúdos matemáticos com o sistema de coordenadas geográficas, tornando tanto a aula de Matemática como a de Geografia mais atrativa para os alunos. Palavras-chave: Coordenadas Geográficas; Ensino de Matemática; Ensino Fundamental; Interdisciplinaridade. Trabalho Completo
IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis
COORDENADAS GEOGRÁFICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL