IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis

ASTROBIOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLIAR E TRANSDISCIPLINAR PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Lizangela Maria Almeida da Silva1, Gleice Suellen da Rocha Oliveira2, Luís Carlos Bassalo Crispino3, Amâncio Cesar Santos Friaça4

1 Universidade de São Paulo/Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas/lizangelaalmeidaiag@usp.br

2 Universidade Federal do Pará/Núcleo de Astronomia/gleyceoliveira11@gmail.com

3 Universidade Federal do Pará/Faculdade de Física/crispino@ufpa.br

4 Universidade de São Paulo/Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas/amancio.friaca@iag.usp.br

Neste trabalho apresentamos uma proposta didática interdisciplinar e transdisciplinar com base na Astrobiologia, que tem como público alvo professores de ciências do ensino fundamental. Identificamos diversos assuntos pertencentes ao conteúdo programático de ciências com tópicos estudados em Astrobiologia e, com base nesta identificação, desenvolvemos um modelo de mapa conceitual apresentando as conexões entre os assuntos estudados nas disciplinas de ciências do ensino fundamental com inspiração na coordenação transdisciplinar dos eixos de pesquisa astrobiológica. A partir deste ponto, relacionamos os conteúdos e propomos metodologias de abordagem para a inserção da Astrobiologia como uma alternativa didática.

Palavras-chave: Ensino de ciências; interdisciplinaridade; Transdisciplinaridade; Mapas conceituais; Astrobiologia.


Trabalho Completo